Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Esse período define o futuro biológico e intelectual das crianças”, explica a autora da lei, deputada Claudia Pereira

O governador Beto Richa sancionou a lei 18.985, da deputada Claudia Pereira, que institui a Semana de Conscientização do Programa 1000 Dias. Iniciativa da ONU, o programa orienta ações e os cuidados necessários no período que vai do início da gestação até os dois anos de vida.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os mil dias são cruciais para garantir um futuro saudável para as crianças, não apenas em termos biológicos, mas também intelectuais e sociais.

“Esses primeiros anos de vida dos bebês terão grande impacto no seu futuro. Estudos indicam que fatores ambientais, como o uso de medicamentos, doenças e a nutrição nesta fase da vida têm um peso quatro vezes maior do que a hereditariedade na determinação do crescimento e desenvolvimento das pessoas”, afirma Claudia.

A revista médica The Lancet calcula que 250 milhões de crianças de países em desenvolvimento estão em risco de não se desenvolver de forma adequada devido à pobreza e à falta de nutrientes.

“Esta é uma realidade que temos de mudar”, alerta Claudia. Ao trazer o debate para o Paraná, a deputada espera tornar o programa uma realidade também no nosso Estado, beneficiando as mães e os bebês.

A partir de agora, explica, a expectativa é de que o Poder Executivo viabilize ações para a efetiva prática desse programa e estenda para mães e bebês o benefício da conscientização do Programa 1000 Dias, através de audiências públicas, seminários, palestras, acordos e convênios com entidades para divulgação do programa. Claudia acredita que o Governo do Estado poderá incluir o programa no protocolo de atendimento do “Mãe Paranaense”, da mesma forma que fez com a Lei 18563, também de sua autoria, que obriga hospitais públicos e privados a comunicar o nascimento de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições especializadas, para que recebam a atenção adequada.

A primeira ação já está marcada: no dia 12 de maio será realizado o Seminário de Conscientização sobre o Programa 1000 Dias, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, das 10 às 12h.

As inscrições para o seminário devem ser feitas no site: https://goo.gl/forms/MC55EGFkfFkSo4lu1

Solange Patricio/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.