Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Moradores da Região Oeste do Paraná, principalmente de Foz do Iguaçu e Toledo, estão sendo induzidos a adquirir um equipamento que promete reduzir a conta de água. A Sanepar alerta, porém, que é proibido por lei instalar qualquer equipamento na ligação de água, ramal predial, cavalete e hidrômetro. A restrição diz respeito à possibilidade de contaminação da água distribuída e o consequente risco à saúde da população.

Os decretos estaduais 3926/1988 e 953/2007 autorizam somente a concessionária a instalar equipamentos eliminadores de ar na rede de distribuição global, o que impede a ação de terceiros já que a operação das redes públicas de abastecimento é exclusiva da Sanepar.

Em casos de interrupção no abastecimento para a realização de manutenção ou obra de melhoria da rede de água, a própria Sanepar se encarrega de retirar do ar por mecanismos instalados ao longo das tubulações. O sistema de abastecimento é projetado prevendo-se paradas programadas e emergenciais. Neste caso, a rede de distribuição é operada de forma a retirar o ar que pode entrar na tubulação entre o momento em que se desliga o bombeamento e a retomada da distribuição de água.

Reprovado

Testes em laboratórios e em situações reais mostram que a quantidade de ar que passa pelo hidrômetro é tão pequena que não representa diferença de consumo. Já foi comprovado também que os eliminadores de ar comercializados no mercado são ineficazes para a função que prometem cumprir.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) não certificou nenhum modelo ou marca de eliminadores de ar até o momento. Conforme a portaria 246 do órgão, qualquer dispositivo adicional, projetado para ser instalado junto ao hidrômetro, deverá ser aprovado pelo Inmetro, com vistas a verificação de interferência no funcionamento do medidor.

O Código de Defesa do Consumidor, no art. 39, inciso VIII, trata da questão na qual a falta de um certificado de órgãos oficiais no produto a ser comercializado é uma prática abusiva, podendo levar a punições. “A orientação que passamos aos nossos clientes é para que não adquiram o equipamento porque nosso procedimento é fazer retirada de qualquer dispositivo, cumprindo o que diz a lei. A prioridade da Sanepar é que o cliente não seja prejudicado e nem tenha a sua saúde colocada em situação de risco”, destaca o coordenador de Clientes, Carlos leandro Alves Pires.

Mais informações

Em caso de dúvida ou caso seja abordado por vendedores de equipamentos para a instalação na ligação de água, o cliente deve ligar para a Central de Relacionamento Sanepar no 0800 200 0115, que funciona de forma gratuita 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriado.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.