Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a terceira maior empresa brasileira do setor Água e Saneamento. O ranking, divulgado pelo anuário Época Negócios 360º, lista as 500 maiores empresas do Brasil, distribuídas entre 27 setores da economia brasileira.

Das seis dimensões analisadas entre as empresas de água e saneamento, a Sanepar detém o primeiro lugar em Desempenho Financeiro (pelo segundo ano consecutivo) e em Capacidade de Inovar; o terceiro lugar em Visão de Futuro e em Práticas de Recursos Humanos e o quinto lugar na dimensão Governança Corporativa. A sexta dimensão é Responsabilidade Socioambiental. Nos destaques por região, a Sanepar é a única empresa de saneamento citada. Entre as 15 melhores da Região Sul ocupa a 9.ª posição.

Entre as 500 maiores por receita líquida, a Sanepar saltou da posição 171, no ano anterior, para a 152.ª colocação. A receita líquida em 2016 foi de R$ 3.477,5 milhões.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, aponta que a Companhia busca sua evolução e desenvolvimento contínuo exercitando as boas práticas, aprendendo novas técnicas, adquirindo conhecimento. “Na Sanepar se vive o saneamento de forma plena e com dedicação sem limites. Os resultados alcançados e o reconhecimento são as consequências do trabalho bem feito por uma equipe de colaboradores motivados, com domínio da técnica e cientes do papel importante que exercem na sociedade”, disse.

O ranking ainda coloca a Sanepar na posição 152 entre as maiores empresas por receita líquina. Em 2016, a empresa ocupava a posição 171 no ranking.

Entre as melhores estatais, privadas e estrangeiras por origem de capital, a Sanepar está em quinto lugar. Já, entre as 100 maiores companhias abertas, onde ocupou a posição 111, em 2015, no último balanço saltou para o 62.º lugar. Ainda neste ranking, no critério Retorno Total, as ações da Sanepar – do setor água e saneamento - foram as que mais pagaram na soma de dividendos e valorização em bolsa. A Sanepar ficou em terceiro lugar neste critério e é a única representante do seu setor entre as 10 com melhor retorno total.

O RANKING - A Fundação Dom Cabral, parceira de Época Negócios no anuário, é responsável pela metodologia, pela pesquisa de campo e pelo processamento das informações. Também participam da publicação a Boa Vista SCPC, que realizou a pesquisa de balanços e processamento dos dados financeiros; a Economatica, fornecedora de dados e rankings de companhias abertas; e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que cuidou da comunicação com as empresas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.