Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) recebeu na noite da última terça-feira (22) quatro troféus do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Essa é a maior premiação do setor no País. A cerimônia de premiação ocorreu na cidade de São Paulo. 

Os troféus conferidos à Sanepar foram conquistados pela gerência geral de Curitiba e Região Metropolitana, que também abrange o Litoral, e pelas unidades regionais de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Para a conquista do Quíron, o troféu do PNQS, a Sanepar aplicou boas práticas de gestão e apresentou resultados elevados de desempenho. 

Um dos itens avaliados está relacionado diretamente às ferramentas de relacionamento com os clientes. Na região de Foz do Iguaçu, a Sanepar teve destaque pelo funcionamento do Conselho de Clientes, que tem a participação de representantes de entidades da sociedade civil e de clientes. O resultado é que o índice de satisfação do cliente, na região, passou de 62,8% em 2013 para 86,5% em 2015. 

Outro ponto forte foi a Escola de Formação Continuada na regional de Cascavel para a área de esgoto, instituída em 2013. O projeto tem disseminado conhecimentos sobre todas as fases do processo para os empregados do setor. O resultado é o surgimento de ideias inovadoras entre a equipe. Uma delas resultou na redução do uso de produtos químicos no processo de tratamento. 

Para receber os troféus, participaram da premiação o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, o diretor de Operações, Paulo Dedavid, gerentes, coordenadores e demais empregados das unidades premiadas. “É um reconhecimento do trabalho dos nossos empregados, que desenvolvem suas atividades com muito zelo. Demonstra, ainda, que a Sanepar é referência para o setor, pois nossas equipes apresentaram suas melhores práticas para empresas de todo o Brasil”, disse Chaowiche. 

O diretor Paulo Dedavid ressaltou a busca da Sanepar pelas práticas de excelência. “Já tivemos mais de 30 unidades da empresa premiadas nesses 20 anos de PNQS e as quatro unidades premiadas agora já implantaram programas que seguem modelo de excelência na gestão”. 

O presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza, lembrou que a Associação existe há 50 anos e que vem buscando a melhoria constante do setor no país. “Há 20 anos, a ABES instituiu o PNQS, focado na gestão, para fazer o saneamento avançar, mas ainda temos 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável no país e 125 milhões sem serviço de coleta e tratamento de esgoto. São muitos desafios”, disse. 

COMO FUNCIONA - O PNQS é reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. As empresas participantes buscam o reconhecimento pelas ações desenvolvidas pautadas por oito critérios: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados. A premiação é obtida pelas unidades de acordo com o nível e pontuação obtidos. 

RECONHECIMENTO – As novas conquistas da Sanepar na gestão da qualidade em saneamento levaram a coordenadora do PNQS na Sanepar, Maria Ângela Sargaço, a assumir a função de coordenadora adjunta do Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA). “A Sanepar é uma empresa de sucesso que adotou modelo de excelência e a Ângela vai ajudar o Brasil a crescer na gestão da qualidade”, disse o presidente da ABES.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.