Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos últimos seis anos, mais de 813 mil clientes receberam autorização da Sanepar para fazer a ligação do imóvel à rede coletora de esgoto, implantada pela empresa em todas as regiões do Paraná.

O esgoto tem como destino final uma estação de tratamento. Para cumprir a finalidade para o qual foi construído, o sistema de coleta e de tratamento depende que cada cliente faça a sua parte dentro das normas técnicas. Não misturar o esgoto com a água da chuva é uma delas.

Na rede da Sanepar só deve ser lançado o esgoto. Se a água da chuva for canalizada para a rede coletora, pode haver sobrecarga na tubulação e o esgoto vai retornar para dentro de algum imóvel, normalmente pelo vaso sanitário.

O Decreto Estadual n.º 3926, no Artigo 21, determina que é proibido ligar água de chuva na rede pública de esgotamento sanitário. Também é proibido despejar esgoto nas galerias de águas pluviais. O cliente que liga a água da chuva na rede de esgoto, ou lança esgoto na galeria de água pluvial, pode ser autuado pela Vigilância Sanitária, e terá que corrigir a irregularidade e ainda pagar multa.

A água das calhas e ralos deve ser encaminhada para a galeria de água pluvial, instalada pela Prefeitura. Na parte externa da galeria, estão instaladas as bocas de lobo – grade instalada próximo ao meio-fio, que retém o lixo e permite o escoamento da água da chuva das calhas e das ruas. Estes equipamentos – galeria, formada por manilhas de concreto e bocas de lobo – compõem o sistema de drenagem de uma cidade. A água da chuva segue pelas redes específicas até chegar a um rio.

CUIDADOS – Observar as recomendações técnicas e evitar aborrecimentos e multas é muito fácil. Todas as orientações estão disponíveis no Guia do Cliente publicado no site da Sanepar, no endereço: site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/guia_cliente_2014.pdf.

Uma ligação benfeita evita problemas. Nas cidades onde está sendo implantada a rede coletora de esgoto, a Sanepar treina encanadores para que eles possam prestar serviços de qualidade. Informe-se sobre estes profissionais na Sanepar da sua cidade.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.