Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Sanepar faz um alerta à população de Toledo, no Oeste do Estado, sobre a importância do bom uso do sistema de esgotamento sanitário. Uma das maiores dúvidas dos moradores é com relação à instalação e manutenção das caixas de gordura dentro dos imóveis. Nos serviços de manutenção feitos pela Sanepar, a empresa constata que a gordura é a principal causa de entupimento da rede coletora de esgoto.

“Quando a Sanepar vai fazer a desobstrução da rede, verifica que o problema está na caixa de gordura. Na maioria das vezes, os donos dos imóveis não sabem que a limpeza deve ser feita periodicamente”, explica o gerente regional da Sanepar em Toledo, Eduardo Arrosi.

As caixas de gordura devem ser instaladas adequadamente e devem receber manutenção periódica. Tanto a fabricação como a instalação são definidas por norma técnica, que é a NBR 8160. “Esta norma garante a eficiência da caixa na separação de gordura. Atualmente, também, existem no mercado da construção civil caixas pré-fabricadas que facilitam a manutenção, por meio de uma cesta fácil de ser retirada e higienizada”, informa o gerente.

A limpeza destas caixas deve ser feita de acordo com tamanho da caixa e o uso do imóvel. O material retirado não deve ser despejado novamente na rede coletora e sim destinado ao sistema de coleta pública ou levado por caminhões auto-fossa.

Para identificar se o problema está no imóvel ou na rede coletora basta verificar um dispositivo que fica próximo ao alinhamento predial. É por meio dele que é feita a interligação entre a tubulação das casas e a rede pública. “Quando este dispositivo está cheio significa que o entupimento está ocorrendo na rede da Sanepar e, quando ele está vazio, o problema está na caixa de gordura ou na tubulação dentro do imóvel,” explica Arrosi.

Vistorias

A Sanepar mantém serviço de fiscalização e vistorias de rotina para orientar sobre o uso da rede coletora. Em Toledo, a Prefeitura não libera o habite-se sem a anuência da empresa de que os imóveis estão ligados adequadamente na rede coletora de esgoto. O trabalho dos técnicos é identificar se o esgoto está sendo lançado corretamente na rede pública.

Durante a vistoria, além de verificar a situação da caixa de gordura, os técnicos colocam corante nos vasos sanitários, pias, tanques e ralos para identificar qual o destino do esgoto e da água de chuva daquele imóvel. A água da chuva deve ser despejada nas galerias pluviais. E o esgoto deve estar ligado à rede coletora. Se o imóvel não está com a ligação correta, o proprietário é notificado e recebe orientações para fazer as adequações necessárias.

O lançamento indevido do esgoto doméstico na galeria pluvial provoca danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. “O lançamento irregular causa mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída” diz. Já a irregularidade de despejo da água de chuva na rede coletora de esgoto pode provocar extravasamento e também prejudica o processo de tratamento.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.