Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Presidentes do Sebrae Nacional e da Confederação Argentina da Empresa Média trataram da desburocratização das negociações envolvendo pequenas empresas dos dois países

O escritório do Sebrae/PR, em Curitiba, foi sede do primeiro encontro em território brasileiro, de uma reunião entre os presidentes do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, e da Confederação Argentina da Empresa Média (Came), Fabián Tarrio. O encontro, ocorrido na segunda-feira (03), foi mais um capítulo do processo de facilitação do comércio bilateral envolvendo pequenas empresas do Brasil e da Argentina, um desdobramento do Seminário Pymes Brasil-Argentina: Simplificación de Nuestro Comercio, realizado em 29 de maio, em Buenos Aires, que discutiu soluções para os gargalos que travam o comércio entre os dois países.

Os entendimentos com a Argentina fazem parte do projeto Simples Internacional, proposta do Sebrae elaborada com o apoio de parceiros governamentais para reduzir a burocracia e facilitar a logística para pequenos negócios que desejam exportar e importar produtos. Estudo encomendado pelo Sebrae ao Instituto Aliança Procomex mapeou 142 entraves para o comércio exterior de pequenos negócios brasileiros, mais de 60 deles nas relações comerciais entre Brasil e Argentina.

Entre as propostas apresentadas pelo Sebrae está a instituição da figura do operador logístico internacional, que auxilia no desafio da travessia das mercadorias; o uso da moeda local, uma vez que a conversão direta já é regulamentada no Mercosul; além do estabelecimento de aduanas especializadas no tratamento para pequenas empresas. “A venda, muitas vezes, pode ocorrer até pelas redes sociais, mas um dos grandes entraves é a entrega de mercadorias. Temos que fazer um elenco das medidas em absoluto acordo entre nós, para levar aos governos no intuito de iniciar um tratado bilateral”, destacou o presidente do Sebrae.

O presidente da Came reforçou a necessidade de criar mecanismos para fortalecer o Mercosul e enfrentar a investida dos produtos chineses. “Essa reunião traz à Came muita experiência de como trabalhar com as PMEs, porque o Sebrae tem uma longa caminhada nesse tema. Entre hoje e amanhã, nas visitas que faremos aqui em Curitiba, creio que poderemos levar muita coisa de experiência e conhecimento para avançarmos no nosso trabalho lá”, disse Fabián Tarrio.

Um estudo do Sebrae aponta que sete entre dez micro e pequenas empresas brasileiras que conseguem vender para fora do país desistem de permanecer exportando. “O Paraná quer pular a fronteira. A fronteira é seca, dá para pular fácil, mas nós criamos uma Cordilheira dos Andes de burocracia. Hoje mesmo brincaram aqui que, para exportar para a Argentina, vai um contêiner de mercadoria e mais um de papel de burocracia. Isso tem que ser eliminado, com um acordo entre os dois países e apoio dos empreendedores. Temos que ter um livre trânsito de mercadorias, como ocorre na União Europeia”, ressaltou Afif.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou a importância deste movimento em favor dos pequenos negócios, em virtude do Paraná ter uma região de fronteira com potencial comercial. “No Paraná já trabalhamos a cooperação transfronteiriça em projetos de formação de lideranças, empreendorismo e aproximação comercial. Agora, com essa iniciativa junto à Came, podemos estreitar ações, conhecer o potencial de negócios e o perfil das instituições para desenvolvimento de ações futuras de mercado para micro e pequenas empresas”, ponderou Tioqueta.

Supermercadista importador de produtos argentinos há 25 anos, Jefferson Nogaroli, que é presidente do Sicoob Central, destacou a dificuldade logística de trazer mercadorias do país vizinho, sobretudo quando envolve o transporte de líquidos. “As pequenas empresas fora de grandes centros, como São Paulo e Buenos Aires, produzem muitos produtos com água. O leite longa vida, por exemplo, não pode ser trazido de uma distância de mais de 700, 800 quilômetros, que fica muito caro para transportar. É necessário levantar e resolver esses gaps no transporte. Creio que nessa temática, não há parceiro melhor para o Sebrae que a Came, e vice-versa”, afirmou.

Estiveram presentes também na reunião de alinhamento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ágide Meneguette; diretores do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini e José Gava Neto; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Fampepar, Ercílio Santinoni; o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus; o representante do governo do Estado, Mario Doria; e o Secretario de Comercio Exterior da Argentina, Ricardo Diab.

Asimp/ Sebrae/PR

#JornalUnião

Participantes do encontro, realizado em Curitiba, no Sebrae/PR - Foto: Luiz Costa

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.