Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão selecionados 13 candidatos para capacitação, sendo 9  para trabalho em campo por um período de até 30 meses e 4 para cadastro reserva; as inscrições poderão ser feitas até 7 de outubro

Estão abertas, até 7 de outubro, as inscrições para captação de novos bolsistas para atuarem no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação. As bolsas, no valor de R$ 3.400,00 mais R$ 600,00 de ajuda de custo, são oferecidas por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Sebrae Nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Norte do Paraná serão selecionados 13 candidatos para a capacitação. Dentre eles, nove já começarão o trabalho de campo em novembro deste ano e os demais formarão um cadastro reserva. As vagas disponíveis são para as regiões de Londrina, Apucarana, Jacarezinho e Arapongas.

O objetivo do Programa, que neste ciclo terá duração de 31 meses - sendo o primeiro para treinamento - é capacitar profissionais recém-formados em diversas áreas para promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa e personalizada, com supervisão do Sebrae/PR. Podem participar do processo seletivo para a região Norte do Paraná profissionais formados nas engenharias de Alimentos, Produção, Industrial, Mecânica, Ambiental ou Civil; Marketing, Administração, Desenho Industrial, Arquitetura e Economia.

O Programa ALI, que existe desde 2008 e possui abrangência nacional, se tornou uma ação de referência no mercado e já está consolidado como um diferencial de estratégia e competitividade para os pequenos negócios. Em todo o Paraná são oferecidas 60 vagas, sendo 40 para início imediato e o restante para formação de cadastro reserva.  Os novos agentes serão capacitados pelo Sebrae para prospectar, analisar, avaliar e acompanhar pequenas empresas, apresentando soluções para gerar impactos positivos em gestão, na melhoria de produtos e processos e identificação de novos mercados.

O consultor do Sebrae/PR e gestor do programa nos segmentos de Agroindústria e Vestuário no Norte do Paraná, José Henrique Martins, destaca que, para os recém-formados, o Programa ALI é uma ótima oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam na graduação. “O ALI atua como uma ponte entre o Sebrae e as empresas. Ele fomenta, incentiva e orienta processos de inovação”, explica. Ele destaca que é um trabalho muito prático e dinâmico, que exige muito conhecimento, informação e bom relacionamento com os empresários.

O edital completo e o formulário de inscrição já estão disponíveis no site da RH Nossa Gestão de Pessoas, empresa responsável pela seleção dos agentes junto ao Sebrae/PR. Poderão se inscrever recém-formados, com até três anos de conclusão do curso. O processo seletivo será realizado em três etapas eliminatórias e classificatórias, sendo a primeira uma avaliação de conhecimentos, por meio de provas objetivas e discursivas. A segunda etapa constará na análise documental dos aprovados na primeira etapa, e a terceira será uma avaliação técnica-situacional, quando os selecionados serão analisados individualmente e em grupo por uma banca examinadora.

Experiência

A engenheira de alimentos Melina Aparecida Plastina Cardoso encerra agora em outubro o seu ciclo como Agente Local de Inovação que, para ela, foi de muito aprendizado. “O Sebrae me deu a oportunidade de conhecer outras áreas, como administração, produção, marketing, finanças. Foi muito enriquecedor”, avalia. Ela brinca que, se fosse possível, renovaria a bolsa para continuar no programa. “Foi a melhor experiência que tive na carreira até então”, assegura. Como ALI, ela diz ter aprendido a ter disciplina e flexibilidade, além de planejamento e muito foco no trabalho.

Hoje empresário e consultor, Felipe Sicorski, graduado em Sistemas de Informação, participou do Programa ALI no ciclo de 2012 a 2014. Segundo ele, o trabalho representa uma oportunidade de fazer muito networking. “No decorrer do programa eu fiz especializações e capacitações e resolvi abrir a minha própria empresa no ramo de consultoria”, conta. A experiência como Agente Local de Inovação foi fundamental para o desenvolvimento profissional de Sicorski, que hoje atua como consultor credenciado do Sebrae e presta serviços para a entidade.

Informações

Todas as informações do processo seletivo, como cronograma de avaliações, os documentos necessários e temas de estudo, estão disponíveis no edital publicado na íntegra no site da Nossa Gestão de Pessoas [http://www.rhnossa.com.br], assim como os resultados e convocações. Mais informações podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail ali2016@rhnossa.com.br. A divulgação do resultado final está prevista para 21 de outubro.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.