Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Concorreram ao Prêmio 76 projetos paranaenses, que foram avaliados por uma banca examinadora

O Sebrae/PR anunciou na terça-feira (21), os vencedores do Prêmio Habitas de Inovação 2023, durante a programação do 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná, realizado no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, na região central do Estado. A premiação reconheceu 31 ambientes de inovação de diferentes regiões, em sete categorias: Pré-incubadora; Incubadora; Aceleradora; Parque Tecnológico; Centro de Inovação; Espaço Maker; e Coworking de Inovação. Além disso, aconteceu o reconhecimento estadual para sete projetos que apresentaram as melhores práticas em suas categorias.

O coordenador de Inovação do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, analisa que a iniciativa é uma forma de reconhecer os ambientes que promovem a geração de negócios inovadores e startups dentro dos ecossistemas de inovação do Estado, com o propósito de destacar os resultados das interações e efetividade de suas práticas inovadoras.

“O Prêmio recebeu a inscrição de 76 projetos, sendo que todos passaram pela fase de validação por meio de uma banca examinadora, formada por especialistas em ecossistema de inovação”, explica.

O Paraná, que está entre os estados mais inovadores do País, concentra 188 ambientes de inovação, distribuídos em 43 municípios, no ano de 2023. O dado é referente aos credenciamentos feitos junto ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), que faz parte da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por seis Espaços Makers no Estado: Celeiro de Inovação, de Guarapuava; Fab Lab Liceu de Ofícios e Inovação, de Curitiba; FabLab da Indústria, de São José dos Pinhais; GaJac – Garagem dos Jacarezinhos, de Jacarezinho; Laboratório de Prototipagem do Biopark, de Toledo; e FabLab UTFPR de Pato Branco.

Na categoria Coworking de Inovação, os dois vencedores foram o Cilla Tech Park, de Guarapuava, e o AAZ Offices Business Center, de Araucária. Já na categoria incubadora, venceram a Incubadora Tecnológica de Guarapuava Integ (Guarapuava); Incubadora – Habitat Senai (Curitiba); Incubadora de Negócios IFPR Paranaguá (Paranaguá); Incubadora Tecnológica de Maringá (Maringá); Intuel Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Londrina); Incubadora Santos Dumont PTI (Foz do Iguaçu); e Sudotec (Dois Vizinhos).

Durante o Prêmio Habitats de Inovação também foram anunciados os quatro vencedores na categoria Parque Tecnológico. Entre eles, estão: Cilla Tech Park (Guarapuava); Hotmilk (Curitiba); Parque Tecnológico Francisco Sciarra (Londrina); e Biopark (Toledo).

Já a Sprint Curitiba UTFPR (Curitiba); Incubadora de Negócios IFPR Paranaguá (Paranaguá); Nepe Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (Campo Mourão); Sprint Apucarana UTFPR (Apucarana); Fundetec (Cascavel); e a Incubadora IFPR União da Vitória (União da Vitória) conquistaram o Prêmio na categoria Pré-Incubadora.

Os mais bem avaliados na categoria Centro de Inovação foram: Accelera Hub (Curitiba); Aintec – Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Londrina);

ExoHub Cita (Foz do Iguaçu); e Ciklo Hub de Inovação (Francisco Beltrão). Duas aceleradoras que atuam no Estado, a Evoa Aceleradora, de Maringá, e a Aciclabs – Aceleradora e Hub de Inovação, de Cascavel, foram os destaques na categoria.

Boas práticas estaduais

Levaram o Prêmio, na categoria Boas Práticas Estaduais, a AcicLabs Aceleradora e Hub de Inovação (Cascavel); Centro de Inovação – Aintec – Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Londrina); Coworking de Inovação – Coworking do Cilla Tech Park (Guarapuava); Espaço Maker – Fab Lab Liceu de Ofícios e Inovação (Curitiba); Incubadora – Intuel Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Londrina); Parque Tecnológico – Cilla Tech Park (Guarapuava); e Pré-Incubadora – Fundetec (Cascavel).

Reconhecimento

O Cilla Tech Park, fundado em 2020, em Guarapuava, conquistou três prêmios na cerimônia, sendo um na categoria coworking e outros dois nas boas práticas estaduais, em coworking e parque tecnológico.

O diretor do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, explica que a associação opera três instrumentos estratégicos para o empreendedorismo inovador, com o celeiro de inovação, que é um espaço maker, que tem o papel de integrar empreendedorismo, difusão de tecnologias digitais e educação financeira; o coworking tecnológico, com atuação junto a startups e empresas residentes; e o parque tecnológico.

“Conseguimos ter três ambientes de inovação e o apoio técnico do Sebrae/PR para que isso acontecesse foi fundamental e fez toda a diferença. O prêmio nos deixa envaidecidos”, frisa.

Já o diretor da Aintec – Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Edson Miura, destaca que a premiação é a coroação de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

 “Temos um ecossistema de inovação forte na região norte, além da aliança entre Londrina e Maringá. Entendemos que para ter inovação é preciso ter inclusão e criar prosperidade”, cita.

O Biopark, de Toledo, na região oeste, que conquistou dois prêmios, sendo um deles com o espaço maker e o outro com o parque tecnológico, foi fundado há sete anos e conta com 190 empresas, entre incubadas, residentes e âncoras, conforme afirma o presidente Victor Donaduzzi.

“A premiação é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido. A luta para manter funcionando o parque é grande, portanto, a premiação é significativa, principalmente quando se tem importantes atores no Estado”, pontua.

Conheça os premiados

Regional Centro

Coworking de Inovação – Coworking do Cilla Tech Park (Guarapuava)

Espaço Maker – Celeiro de Inovação (Guarapuava)

Incubadora – Incubadora Tecnológica de Guarapuava Integ (Guarapuava)

Parque Tecnológico – Cilla Tech Park (Guarapuava)

Regional Curitiba

Centro de Inovação – Accelera Hub (Curitiba)

Espaço Maker – Fab Lab Liceu de Ofícios e Inovação (Curitiba)

Incubadora – Habitat Senai (Curitiba)

Parque Tecnológico – Hotmilk (Curitiba)

Pré-Incubadora – Sprint Curitiba UTFPR (Curitiba)

Regional Leste

Coworking de Inovação – AAZ Offices Business Center (Araucária)

Espaço Maker – FabLab da Indústria (São José dos Pinhais)

Incubadora – Incubadora de Negócios IFPR Paranaguá (Paranaguá)

Pré-Incubadora – Incubadora de Negócios IFPR Paranaguá (Paranaguá)

Regional Noroeste

Aceleradora – Evoa Aceleradora (Maringá)

Incubadora – Incubadora Tecnológica de Maringá (Maringá)

Pré-Incubadora – Nepe Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (Campo Mourão)

Regional Norte

Centro de Inovação – Aintec – Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Londrina)

Espaço Maker – GaJac – Garagem dos Jacarezinhos (Jacarezinho)

Incubadora – Intuel Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Londrina)

Parque Tecnológico – Parque Tecnológico Francisco Sciarra (Londrina)

Pré-Incubadora – Sprint Apucarana UTFPR (Apucarana)

Regional Oeste

Aceleradora – Aciclabs – Aceleradora e Hub de Inovação (Cascavel)

Centro de Inovação – ExoHub CITA (Foz do Iguaçu)

Espaço Maker – Laboratório de Prototipagem do Biopark (Toledo)

Incubadora – Incubadora Santos Dumont PTI (Foz do Iguaçu)

Parque Tecnológico – Biopark (Toledo)

Pré-Incubadora – Fundetec (Cascavel)

Regional Sul

Centro de Inovação – Ciklo Hub de Inovação (Francisco Beltrão)

Espaço Maker – FabLab UTFPR Pato Branco (Pato Branco)

Incubadora – Sudotec (Dois Vizinhos)

Pré-Incubadora – Incubadora IFPR União da Vitória (União da Vitória)

Boas Práticas Estadual

Aceleradora – AcicLabs Aceleradora e Hub de Inovação (Cascavel)

Centro de Inovação – Aintec – Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Londrina)

Coworking de Inovação – Coworking do Cilla Tech Park (Guarapuava)

Espaço Maker – Fab Lab Liceu de Ofícios e Inovação (Curitiba)

Incubadora – Intuel Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Londrina)

Parque Tecnológico – Cilla Tech Park (Guarapuava)

Pré-Incubadora – Fundetec (Cascavel)

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.