Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, anunciou na sexta-feira (27) o reinício do programa Leite das Crianças para 2017, que começa a ser distribuído na quarta-feira (1º). O contrato já foi assinado com 41 usinas fornecedoras, após a liberação de R$ 91 milhões do orçamento do Estado. 

Os recursos vão financiar a compra de 44 milhões de litros de leite, que vão atender 129 mil crianças, por meio de 1.314 escolas estaduais, que serão os pontos de entrega. 

Ortigara ressaltou a importância do programa para reforçar a alimentação das crianças, contra a desnutrição infantil. E também os benefícios que traz para a pecuária leiteira do Estado, onde os pequenos e médios laticínios são beneficiados com a compra pública. 

Lembrou que esse programa representa uma das ações de proteção social do Governo do Paraná, que atua também em outras frentes como o combate à pobreza por meio de complementação do Bolsa Família, isenção ou redução no custo de energia para pessoas carentes, habitação popular e regularização fundiária em áreas com pessoas mais carentes, entre outras ações. 

Mas o programa também ajuda no desenvolvimento da pecuária leiteira, atividade que está crescendo no Sul do Brasil, onde o setor vem se destacando no avanço da produtividade e da qualidade. Se continuar os investimentos no leite, o Brasil poderá sair da condição de importador para exportador de leite, disse. 

Para Eduardo Grochowicz, representante do Laticínios Carambeí, um dos fornecedores que assinou o contrato, o programa Leite das Crianças beneficia o produtor à medida que representa um grande balizador de preços. Também beneficia os laticínios que conseguem programar as entregas e com isso podem planejar melhor a atividade. Os preços praticados no programa seguem o preço-referência definido pelo Conseleite-PR. 

LEITE DAS CRIANÇAS - O Programa é conduzido pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), da Secretaria estadual da Agricultura. Entre seus principais objetivos estão a contribuição com a redução da desnutrição infantil de crianças em situações de vulnerabilidade. 

As crianças cadastradas recebem um leite pasteurizado integral com a adição de vitaminas A e D, ferro e zinco na sua composição, por dia. Embora a entrega seja feita de duas a três vezes por semana, a família recebe o número de litros de leite correspondente a todos os dias da semana. 

O programa impulsiona o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Paraná, sobretudo na melhoria da qualidade da matéria-prima dos produtores da agricultura familiar. Para o coordenador do Leite das Crianças, Massaru Sugai, ele melhora as condições da produção industrial das usinas contratadas, do ponto de vista higiênico e sanitário. “Está previsto em contrato que a usina deverá investir na assistência técnica dos seus fornecedores do leite, de acordo com as regras de qualidade já previstas”, disse Sugai. 

O programa Leite das Crianças promove, ainda, o envolvimento de outras secretarias de Estado, como a Saúde, Educação e Família, cada uma com a sua atribuição específica, visando a promoção social, educacional e de saúde junto às famílias beneficiárias.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.