Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gratuito, evento de 22 a 26 de maio terá atividades, networking, palestras, cursos, conteúdos, além de dicas para quem empreende ou quer abrir um negócio

A microempreendedora individual (MEI) Ivonete Rodrigues Santana, de Arapongas, no norte do Paraná, deu uma virada na carreira profissional em 2020, quando se formalizou na categoria e adquiriu equipamentos de lavagem automotiva de um amigo para empreender em uma área que ainda hoje é predominantemente masculina.

Filha de caminhoneiro e apaixonada por direção, Ivonete se encontrou no negócio e conquistou uma clientela fiel.  O lava-rápido oferece como um dos diferenciais do serviço de “embelezamento automotivo”, como ela mesma descreve, a busca do veículo na casa do cliente.

Ivonete é uma empreendedora entre os mais de 807 mil microempreendedores individuais formalizados no Paraná, que terão acesso a uma programação especial e gratuita, de 22 a 26 de maio, na Semana do MEI 2023.

“Estou de olho principalmente nas oficinas, como a de marketing digital, para implantar melhorias no meu negócio”, afirma Ivonete.

Conforme a gestora estadual do MEI no Sebrae/PR, Carla Selva, serão disponibilizados conteúdos digitais e presenciais para quem é MEI ou pretende se formalizar.

Serão cinco dias com atividades, networking, palestras, oficinas práticas, cursos, conteúdos e dicas. As ações presenciais acontecerão também nas 367 Salas do Empreendedor, em 355 municípios do Paraná, espaços disponibilizados pelas prefeituras em parceria com o Sebrae.

“Vamos capacitar, orientar, mostrar as oportunidades existentes e os caminhos para quem quer impulsionar a sua empresa ou formalizar um negócio”, diz Carla Selva.

A programação digital vai abordar conteúdos sobre ideias de negócios, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas, entre outros. Os interessados nos conteúdos digitais podem se inscrever, gratuitamente, e acessar a programação.

A Semana do MEI foi toda pensada na categoria que cresce a cada ano. Na comparação com 2018, houve incremento de 130% na quantidade de donos de pequenos negócios formalizados como microempreendedores individuais no estado. Atualmente, 56% são homens e 44% mulheres, sendo que a idade média dos MEI é de 42 anos. Em 2023, a formalização na categoria ocorreu principalmente nas áreas de promoção de vendas, obras de alvenaria e comércio varejista de vestuário.

Adriane tem clientes em todo o Brasil. Negócio vem crescendo, especialmente com novos produtos oferecidos ao consumidor. Foto: Divulgação

Apoio para o negócio

A microempreendedora individual de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, Adriane Dall Olmo, surgiu do desejo de Adriane de realizar um sonho de criança. Os primeiros passos aconteceram no último ano da faculdade de Administração, quando ela decidiu transformar o amor pela arte em um negócio.

“Eu adorava retratar pessoas, escolhi fazer telas para casamentos de 1 m². Foi aí que nasceu o nome”, conta ela.

Para agregar mais valor com o produto que trabalhava, ela começou a entregar para os clientes que comprassem os quadros, canecas de porcelana pintadas à mão. O que começou como um produto coadjuvante, logo se tornou protagonista do negócio. Durante a pandemia, viu o seu negócio crescer verticalmente. Ao estudar o marketing digital, Adriane viu as vendas aumentarem.

A empresa ainda é um negócio familiar. Hoje, além de quadros, canecas e almofadas e de uma coleção própria de canecas em signos, também está fazendo quadros com impressão canvas, que traz qualidade aplicada em trama de tecido. Ela pontua que o apoio do Sebrae/PR em todo o caminho da empresa foi fundamental, inclusive, dentro da Semana do MEI.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.