Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pinturas, desenhos, colagens e outros trabalhos manuais feitos por alunos assistidos por 20 entidades que fazem parte da Federação Estadual Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (FEBIEX) e da Federação das APAES do Paraná (FEAPAES) estão, pela primeira vez, em exposição no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná, como parte das celebrações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.  “O objetivo é tornar as pessoas com deficiência protagonistas de suas próprias histórias”, ressalta Thiago Alberto Aparecido, integrante da diretoria da FEAPAES. A exposição, aberta ao público, pode ser vista até o dia 27 (quinta-feira).

Juntas, as duas instituições atendem a mais de 45 mil pessoas com deficiência no estado. É o caso da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE), que fica no bairro Tarumã, em Curitiba e que faz cerca de dois mil atendimentos por mês, especialmente na área da reabilitação. “Participando dos trabalhos da área pedagógica, os nossos assistidos ganham autonomia e podem ter um convívio social. E, através da arte, eles podem se expressar. Estar aqui hoje é o resultado disso”, diz Michele Faustino, integrante da equipe de captação de recursos da AFECE.

A Semana, instituída em 1964 para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, neste ano é focada na necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O tema é “Superar Barreiras Para Garantir Inclusão” e o propósito é chamar a atenção para mostrar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda enfrentam resistências. “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”, descreve o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Ainda existe uma barreira em torno das pessoas com deficiência, mas há avanços nesse protagonismo e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem essa função”, reforça Thiago.

A Assembleia Legislativa do Paraná possui servidores com deficiência, tanto em gabinetes parlamentares, como na administração e a ideia é que novas contratações surjam ao longo dos anos.  “Aqui mesmo na Assembleia Legislativa, temos percebido que pessoas com deficiência estão sendo incluídas entre os servidores, o que já demonstra avanços”, acrescenta o diretor da FEAPAES.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de 21 a 28 de agosto.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.