Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sistema Fiep abriu edital para que indústrias paranaenses sejam certificadas por incentivarem funcionários a retomar estudos pela EJA; inscrições vão até 16 de novembro

O paranaense Fábio Schiontek, 42 anos, acredita no poder transformador da educação. Depois de 23 anos sem estudar, o morador de Campo Largo (PR) decidiu que era hora de dar um novo rumo para a vida dele e da família. Em agosto deste ano, Fábio concluiu os estudos pela educação de jovens e adultos (EJA), com o apoio da indústria em que trabalha, e agora cursa o primeiro semestre da faculdade de Engenharia de Produção. 

 “A educação deveria ser uma prioridade. As pessoas sem estudo muitas vezes não sabem pensar, não sabem agir e pegam os piores trabalhos que têm, né? Com estudo, você tem mais oportunidades no mercado de trabalho”, acredita o hoje mecânico e futuro engenheiro. 

Retomar os estudos não foi uma opção fácil para Fábio, mas necessária. “Resolvi concluir meus estudos porque a demanda do mercado de trabalho exige cada vez mais isso”, revela. “Os benefícios que os estudos me trouxeram foram uma maior capacidade de desenvolver meu trabalho e de conviver com outras pessoas”, relata. 

Fábio é um dos 2,6 milhões de jovens e adultos brasileiros que terminaram os estudos da educação básica por meio da educação de jovens e adultos. Os dados são do Censo Escolar, do Ministério da Educação, do ano passado. Assim como Fábio, muitos ainda sonham em retomar os estudos e garantir condições melhores para si e para a família. 

Foram esses sonhos que motivaram o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) a reconhecer boas práticas em educação, de olho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas. O Sistema Fiep lançou, em outubro, o edital Selo Sesi Indústria Parceira da Educação, a fim de certificar indústrias que indicarem trabalhadores para voltarem à sala de aula, com validade de um ano. Além disso, as três empresas que mais indicarem matrículas, de acordo com o porte, também vão receber troféu, premiação de acervo bibliográfico e certificado. 

“Retomar os estudos pode ser desafiador para jovens e adultos que realizaram uma pausa no processo de escolarização e não concluíram o ensino fundamental ou médio. Mas essa iniciativa é importante para o trabalhador porque contribui para sua formação pessoal e profissional, em que ele desenvolve novas competências e habilidades e pode oportunizar melhorias na carreira e mais autonomia para se posicionar na sociedade”, comenta a coordenadora de Educação Básica do Sistema Fiep, Jacielle Feltrin. 

Para participar, as indústrias devem incentivar seus colaboradores, familiares e comunidade a concluírem as etapas de educação básica por meio da EJA e ingressarem em um curso de qualificação profissional. 

 “Apoiando seus colaboradores, a indústria contará com profissionais mais capacitados e preparados para seus desafios, já que eles também terão a oportunidade de realizar um curso de qualificação profissional, de forma gratuita”, revela Jacielle.  

EJA

Além da EJA, os jovens e adultos que se inscreverem no programa terão acesso a um curso de qualificação profissional previsto para ser realizado em 2021. As aulas de EJA são oferecidas no formato de educação a distância (EaD). O programa é aberto a homens e mulheres (trabalhadores de indústria ou não), acima de 18 anos, e ofertados gratuitamente. No modelo EaD, o curso é feito por disciplinas (módulos), cursadas uma de cada vez, com duração que pode variar de duas semanas a três meses. Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando um novo módulo/disciplina estiver iniciado. A ideia é que o aluno (a) tenha várias oportunidades de entrada ao longo do ano.

As inscrições para o Selo Sesi Indústria Parceira da Educação vão até 16 de novembro pelo portal ODS e são gratuitas.  

Brasil 61

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.