Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Buscar subsídios para programas e projetos da Política de Proteção Integral das Crianças é o primeiro passo para o combate à violência infantil no Paraná. O tema foi abordado no 1º Simpósio Paranaense Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, realizado na terça e quarta-feira (23 e 24), no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Força-Tarefa: Infância Segura e dos departamentos de Assistência Social e de Políticas Pública para Criança, Adolescente e Idoso, o simpósio reuniu equipes das redes de proteção em âmbito estadual e municipal. O objetivo foi repassar informação e conhecimento para que as equipes compreendam como funciona a Força-Tarefa Infância Segura e quais são os compromissos a serem cumpridos.

“Vamos fortalecer cada vez mais o sistema de garantias de direitos com diversos órgãos parceiros e focar em ações que tenham uma repercussão continuada nas políticas da infância no Paraná”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

“O Simpósio representa o avanço para o enfrentamento real e efetivo aos crimes contra a infância e adolescência, com ajuda e o apoio de especialistas atuantes em diversas áreas do conhecimento, como assistência social, saúde, educação, segurança, direito e justiça”, afirma o diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e idealizador do evento, Fernando Castellano.

Para a diretora de Políticas Públicas para Crianças, Adolescentes e Idosos, Ângela Mendonça, trabalhar de maneira articulada e intersetorial, com focos estratégicos para proteger aqueles que são mais vulneráveis é o ponto central no combate aos crimes contra criança. “Proteger a criança significa fortalecer conselhos de direitos e os conselhos tutelares e trazer a população, a comunidade e a sociedade para este grande debate”, disse ela.

De acordo com o membro da Associação dos Conselhos Tutelares do Paraná, Jaime Rodrigues, a importância do pacto é de atingir todos os segmentos que atuam na área da criança e do adolescente. “O objetivo é fazer com que seja articulada uma parceria para fornecer melhores condições aos que em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

Infância Segura

A iniciativa visa estabelecer no Paraná, com esforços de órgãos e profissionais atuantes no judiciário, executivo e legislativo, ações coordenadas e efetivas para a prevenção e o combate de todos os tipos de violências contra a criança.

O simpósio reuniu representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselhos de Direitos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Defensoria Pública, Associação dos Conselheiros Tutelares e servidores do Governo do Paraná que atuam com políticas públicas de assistência social, trabalho, justiça, segurança pública, saúde, educação e cultura. O evento foi aberto com uma apresentação de teatro de crianças do Projeto Nova Terra, entidade que realiza atividades intelectuais e esportivas no contraturno escolar.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.