Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atual vice-presidente, professor Douglas Oliani assume o cargo no qual esteve à frente a professora Esther Cristina Pereira. Com cerca de 500 escolas associadas, instituição terá colegiado para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas

 “O futuro é mais incerto do que já foi anteriormente”. A avaliação é do novo presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), professor Douglas Oliani, eleito para o biênio 2020/2022. Ele se refere às alterações já causadas pela pandemia do novo coronavírus no setor, e aos desdobramentos oriundos da necessidade de isolamento, que afetou todo o modelo de ensino no país, seja público ou privado.  E será esta a realidade pelos próximos dois anos.

A cerimônia de posse da nova Diretoria e do Conselho Diretor do Sinepe/PR ocorreu na última sexta-feira (13), no Espaço Torres, e reuniu diversas autoridades da Educação como a vice-presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação e vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) Amábile Pacios; o presidente da FENEP, Ademar Batista Pereira; o diretor-geral da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná (Seed), Gláucio Dias; a diretora de Planejamento e Gestão Escolar da SEED, Adriana Kampa; o presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Paraná (Sinpropar), Lineu Ferreira Ribas;  e ex-presidentes do Sinepe/PR, Jacir J. Venturi, que também é conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEEPR) - representando a presidente do CEEPR, Maria das Graças Figueiredo  Saad - e José Manoel de Macedo Caron, representando o Movimento Pró-Paraná.

Também estiveram presentes: o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, o Presidente do Sinepe/DF, Álvaro Moreira Domingues Jr., Ana Elisa Dumont, vice-Presidente do Sinepe/DF, Fátima C. de M. Franco, diretora do Sinepe/DF, o diretor Financeiro do Sinepe/MG, Winder Almeida de Souza, o diretor de Relações do Trabalho do Sinepe/MG, Mário Lúcio França de Oliveira, dentre outros.

Douglas Oliani assume o cargo que foi, nas últimas duas gestões (2016/2020), da professora Esther Cristina Pereira, de quem foi vice-presidente. E entende que, entre os desafios para o período que irá cumprir à frente da instituição, está a consolidação do ensino híbrido, ainda de olho no que a pandemia causou. “Isso muda toda a pretensão do calendário educacional. Na virada do ano, temos que estar trabalhando com 100% das atividades, seja no híbrido ou presencial, não só com as extracurriculares, para preparar esse cenário”, avalia.

Para fortalecer o trabalho do Sinepe/PR junto às escolas e em defesa do setor, Oliani informa que a entidade vai estabelecer, para a próxima gestão, um colegiado para agir de forma estratégica. A ideia é que esse grupo sirva para contribuir na tomada de decisões. Para isso, vai trabalhar de forma técnica, amparado por pesquisas e ainda mais próximo das escolas para entender quais as maiores necessidades em um momento ímpar como o atual. “Precisamos trabalhar a questão econômica junto às escolas e o que serão os próximos dois anos, envolvendo também capacitação e formação de professores, novas tecnologias disponíveis que podem e devem ser aplicadas no processo educacional”, acrescenta.

 “O associativismo se fortalece quando enfrentamos um problema sério”, destaca a professora Esther. “E o sindicato esteve trabalhando durante todo esse tempo para as escolas, pensando principalmente nos alunos, professores e gestores. Fizemos lives, reuniões com os gestores das escolas, produzimos mais de 250 ofícios solicitando aos órgãos competentes o retorno das atividades presenciais de forma gradativa e de acordo com os protocolos”, explica.

Esther lamenta o fato de algumas escolas menores não terem suportado o período de isolamento social. “Estamos todos no mesmo barco. Quando uma escolinha fecha, é como um buraco nesse barco, porque são famílias que sofrem, pedagogos que se veem obrigados, muitas vezes, a abandonar um sonho”, compara. Por isso, desde o início da quarentena, o Sinepe/PR trabalhou próximo às escolas para dar suporte necessário em um momento em que todo tipo de atividade presencial precisou ser encerrado.

Ações em meio à pandemia

As ações de enfrentamento da pandemia são importantes para entender o modo de atuação do Sinepe/PR: a pedido da entidade, o Conselho Estadual de Educação aprovou a realização das aulas remotas na educação infantil e permitiu a prorrogação do prazo para a entrega do projeto político-pedagógico. O Sinepe/PR conseguiu ainda, junto ao poder público, a  aprovação do ensino híbrido para 2020 e 2021 e a readequação do calendário letivo por conta da pandemia.

Dois ex-presidentes da entidade passaram a fazer parte do Conselho Estadual de Educação - Naura Nanci Muniz Santos e Jacir Venturi. O Sinepe/PR incluiu também representantes do setor privado de ensino nos Conselhos Municipais de Educação em Curitiba e em outras cidades do estado. O que transformou a entidade em peça fundamental para as decisões da educação em 2020 a serem tomadas pelo governo do estado, órgãos da educação e saúde nas esferas estadual e municipal.

E de modo oficial, o Sinepe/PR participou com o Comitê da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Educação da elaboração do protocolo de retorno às aulas. O documento organiza a nova metodologia da retomada das atividades presenciais em todo o segmento de ensino do estado, com objetivo de zelar pela saúde de alunos, as famílias dos estudantes, professores, colaboradores e gestores educacionais em meio à pandemia.

 “Quando você pega esse cabedal todo de ações, fica claro que você representa não só o Sinepe/PR, mas principalmente as escolas e o setor de ensino privado como um todo, e sinaliza o que queremos para os próximos dois anos”, sintetiza Oliani.

Realizações da última gestão

A mudança promovida em 2018 pela Reforma Trabalhista encerrou a arrecadação da contribuição patronal. Isso atingiu diretamente e de modo negativo a arrecadação do Sinepe/PR. Para a manutenção das atividades, a entidade adotou algumas ações administrativas, como o encerramento dos escritórios regionais e o reajuste das mensalidades sociais. E unificou, após anos de negociação, sua base com o sindicato patronal representante das escolas de Cascavel e região. O que significou a ampliação de sua representatividade no Estado. Hoje, o Sinepe/PR tem em sua base 211 municípios e cerca de 500 escolas associadas.

No ano passado, estabeleceu parcerias inéditas com editoras para a realização de eventos na capital e no interior com o aporte financeiro dessas empresas parceiras. Assim, foi possível a realização de palestras, seminários e encontro com escolas. Foi esse modelo de trabalho em conjunto que permitiu o lançamento do livro “A fórmula da felicidade”, projeto inédito no segmento, realizado por escolas, pais e alunos. E com a chegada do novo coronavírus, a instituição publicou duas cartilhas para orientar gestores, professores e alunos sobre o momento: “Menino Maluquinho” foi resultado de uma parceria com a Ziraldo Produções (ZAP). A primeira delas foi sobre os cuidados preventivos a serem tomados com doenças contagiosas; a segunda, sobre a volta às aulas, obedecendo todos os protocolos de higiene e segurança contra a Covid-19.

Flora Guedes/Sinepe/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.