Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou ontem (23), na Secretaria de Administração e da Previdência, que as licitações ao vivo, regulamentadas por decreto assinado em abril, garantem mais transparência ao cidadão e também aos órgãos de controle, como Ministério Público, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa. Os processos podem ser acompanhados ao vivo pelo Portal da Transparência e os vídeos serão armazenados para consultas futuras.

“A medida atende um compromisso nosso com a população paranaense”, afirmou Ratinho Junior. “Temos que levar o máximo de transparência para as pessoas, é algo que já faz parte do dia a dia dos secretários. Nossas equipes trabalham para que o Paraná seja o primeiro Estado do País no índice de transparência pública”, disse ele.

A Secretaria da Administração e da Previdência é responsável por cerca de R$ 2 bilhões em licitações todos os anos, principalmente nas áreas de saúde, educação e obras. Os processos ocorrem predominantemente em pregão online junto ao Banco do Brasil, com controle de fluxo de todas as informações. A transmissão das licitações presenciais fecha o circuito da transparência com o dinheiro público.

CRITÉRIOS - Segundo o Departamento de Administração de Material (Deam), as licitações presenciais são aquelas que têm critérios como maior desconto e maior oferta, além de certames internacionais de concorrência pública. São licitadas pela Secretaria da Administração as obras em escolas, compra de medicamentos, de merenda escolar, aquisição e locação de veículos e serviços terceirizados com mão de obra contínua. Além de hortifrutigranjeiros e pães, com licitações regionalizadas.

No encontro com o secretário da Administração, Reinhold Stephanes, o governador também recebeu a notícia de que todos os processos da Secretaria são gerados em protocolos online, o que permite maior controle sobre os dados e comunicação mais efetiva com os órgãos de controle.

Licitações Ao Vivo

O novo sistema de licitações permite o acompanhamento da abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, a verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e o julgamento e classificação de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital.

A transmissão dos procedimentos licitatórios poderá ser acompanhada pela internet, no endereço www.transparencia.pr.gov.br, no ícone “compras”. Em cada sessão haverá a presença do pregoeiro ou equipe de licitação e o uso de no mínimo duas câmeras de vídeo, uma com foco na mesa e outra na plateia.

De modo geral, ao final de cada sessão de licitação será possível conhecer o vencedor e quem celebrará o contrato. As exceções ocorrem quando a administração pública suspende o processo para certificar que determinados critérios atendem à demanda do órgão comprador.

Armazenamento

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) será responsável pelo armazenamento dos arquivos digitais das transmissões para proteção dos dados. Em 2018, o Governo do Estado promoveu 415 pregões presenciais e 1.705 de forma eletrônica. Neste ano já ocorreram 16 presenciais e 93 eletrônicos.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.