Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parceria com sindicatos de diferentes setores inclui distribuição de três mil litros de álcool em gel, doação de 100 mil máscaras e visita de profissionais de saúde às indústrias

Ação realizada em panificadoras de Curitiba teve entrega de máscaras, álcool em gel e orientação de técnicos de saúde do Sesi sobre o correto manuseio e armazenamento dos produtos.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Paraná, em março, o Sistema Fiep tem se articulado junto a indústrias e sindicatos filiados a fim de promover ações de combate e prevenção à Covid-19 no estado. As iniciativas incluem não só remediar o impacto da crise no setor industrial, mas principalmente doar materiais e equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão em falta neste momento de grande demanda, e dar orientações sobre saúde e prevenção. Para isso, o envolvimento do Sesi, na área de saúde e segurança; do Senai, com inovação e tecnologia; e da Fiep, no relacionamento com os diversos sindicatos filiados, têm sido fundamentais.

Esta semana acontece uma ação conjunta do Programa SESI de Prevenção ao Covid-19, Senai e Fiep envolvendo seis sindicatos de diferentes segmentos da indústria em 11 municípios paranaenses na região metropolitana de Curitiba, em Toledo, Cascavel, Maringá, Apucarana e Ponta Grossa. O Sistema Fiep está investindo R$ 255 mil na doação de três mil litros de álcool em gel, de 100 mil máscaras e em visitas de profissionais de saúde para orientar os trabalhadores de indústrias de itens essenciais e para aquelas que estão retornando gradualmente às atividades. “É fundamental que as empresas tomem todos os cuidados para preservar a saúde de seus colaboradores e clientes. Com esta ação, o Sistema Fiep contribui para que as indústrias reforcem suas medidas preventivas e tenham mais segurança na execução de suas atividades”, diz o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro.

O álcool em gel foi produzido no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, unidade do Sistema Fiep com sede no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, e será distribuído para 8.500 trabalhadores de aproximadamente 30 indústrias do estado. Além disso, a ação também será realizada com 80 panificadoras associadas ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep). Algumas unidades vão receber também a visita de técnicos de saúde do Sesi para orientar sobre o correto manuseio e armazenamento dos produtos.

O objetivo é ajudar na prevenção contra o novo coronavírus, já que esta é uma atividade da indústria que concentra grande circulação de clientes diariamente nos estabelecimentos. Só na região da capital, essa mobilização deve impactar 32 mil pessoas.

“Neste momento em que os empresários estão com as atenções voltadas para a sustentabilidade financeira de seus negócios e com a manutenção dos empregos, receber esta ajuda vai fazer muita diferença”, afirma o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.

Ele conta que as doações ajudam principalmente os pequenos e microempreendedores da panificação. “O empresário já está sobrecarregado com o acúmulo de custos gerados pela crise, com queda do movimento, e ainda precisou investir nos itens obrigatórios que precisa oferecer para manter as portas abertas. Essa doação vem em boa hora, já que o álcool em gel está escasso e caro no mercado”, explica.

Indústrias de outros segmentos na Região Metropolitana de Curitiba vão receber álcool em gel, máscaras e equipes de saúde do Sesi vão orientar os trabalhadores sobre a melhor forma de utilização dos produtos. “Este apoio do Sistema Fiep é uma contribuição às indústrias para que possam manter o ambiente de trabalho o mais seguro possível nesta retomada das atividades. A orientação sobre uso correto dos produtos aos trabalhadores e, no caso das panificadoras, aos clientes, também tem como finalidade ajudar para que sejam multiplicadores da informação, disseminando a melhor forma de garantir mais eficiência e proteção contra a covid-19”, destaca Rosângela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde do Sistema Fiep.    

Outras ações

Em parceria com o Sindicosméticos, a equipe do Sesi visitou a Schuan Cosmetics do Brasil, indústria de médio porte que atua principalmente na fabricação de produtos para lábios e olhos para grandes marcas de maquiagem do país.

Cerca de 120 colaboradores da área de produção foram impactados nesta ação, que teve distribuição de máscaras, álcool em gel e a visita dos profissionais de saúde do Sesi, orientando o uso correto para aumentar a proteção.

“Muito importante este apoio do Sistema Fiep para as indústrias nessa situação nova que estamos vivendo no Brasil. Disponibilizar os produtos que estão em falta no mercado, principalmente os insumos para produção do álcool, é bem importante e de grande ajuda”, resumiu a gerente de recursos humanos da empresa, Luciana Monika. “Essa orientação do Sesi complementa as medidas de prevenção que já havíamos reforçado com os colaboradores nos procedimentos diários na fábrica e também no retorno para casa”, conclui.

“Muito importante este apoio do Sistema Fiep para as indústrias nessa situação nova que estamos vivendo no Brasil. Disponibilizar os produtos que estão em falta no mercado, principalmente os insumos para produção do álcool, é bem importante e de grande ajuda”, resumiu a gerente de recursos humanos da empresa, Luciana Monika. “Essa orientação do Sesi complementa as medidas de prevenção que já havíamos reforçado com os colaboradores nos procedimentos diários na fábrica e também no retorno para casa”, conclui.

Asimp/Sistema Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.