Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesse modelo, é estabelecido um calendário em que os aprendizes se dedicam dois dias à fase escolar e três dias à fase prática

Com mais de 9 mil aprendizes matriculados no Paraná, o Sistema Fiep quer aumentar cada vez mais a inserção dos jovens aprendizes no mercado de trabalho. Com o intuito de ampliar os serviços, passa a ofertar, por meio do Senai no Paraná, cursos de aprendizagem na modalidade a distância. Nesse formato, o aprendiz realiza a fase teórica na mesma indústria onde terá acesso à prática, com apoio de um orientador, não precisando assim se deslocar a dois locais distintos para a realização do curso.

A aprendizagem a distância é uma forma de atender à comunidade industrial nas regiões onde o Senai não possui unidades físicas. O trabalho é feito com duas plataformas digitais, uma na modalidade offline, na qual o aluno realiza os estudos, e uma plataforma online, pela qual enviam as tarefas avaliativas para correção. Nesse modelo, são realizados cinco momentos presenciais, com o objetivo de assegurar o cumprimento das diretrizes e orientações relativas ao curso e executar as situações de aprendizagem.

O curso tem duração aproximada de 15 meses e pode ser feito por jovens entre 14 e 24 anos, até a data de término do curso. Esse limite de idade não se aplica para pessoas com deficiência, conforme art. 428, § 5º, da CLT.

Lei de Aprendizagem

Por meio dos cursos de aprendizagem, empresas contratam jovens, por tempo determinado (até dois anos), atendendo à cota de aprendiz e investindo na formação de novos profissionais. Estabelecida desde 2005, a Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a 5% e 15% do seu quadro de funcionários, respectivamente.

Vanessa Sorda Frason, gerente de educação profissional do Sistema Fiep, ressalta a importância da Lei de Aprendizagem. “O jovem ganha formação técnica, aprende na prática, troca experiências dentro da indústria e ganha mais qualificação”, aponta. “Para as indústrias, a vantagem é formar seus próprios funcionários, de acordo com a cultura da empresa, o que aumenta a produtividade e a padronização de atividades internas. A aprendizagem industrial é um instrumento importante para qualificação de jovens, contribuindo para viabilizar a entrada destes no mercado de trabalho, o que certamente contribui para o desenvolvimento industrial do país”, completa.

Como funciona

As empresas têm a possibilidade de contratar os alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial do Senai no Paraná ou indicar candidatos para participar do processo seletivo. Os cursos são nas mais diversas áreas industriais. O Senai no Paraná oferta, ainda, turmas exclusivas para as indústrias que precisem contratar 20 ou mais aprendizes. Interessados podem entrar em contato com a unidade mais próxima ou pelo site www.senaipr.org.br/aprendizagem.

Asimp/Sistema FIEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.