Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O acordo entre as duas instituições prevê a contribuição para o desenvolvimento de soluções científicas, tecnológicas e inovadoras voltadas aos setores privado e público.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) firmaram na quinta-feira (19) uma parceria para fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no Paraná. O acordo prevê a contribuição para o desenvolvimento de soluções científicas, tecnológicas e inovadoras voltadas aos setores privado e público.

As entidades assinaram o acordo para desenvolver um amplo programa de cooperação, com a união de esforços e competências para a execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, formação e capacitação de recursos humanos.

Com a parceria, busca-se fortalecer a atuação conjunta entre as instituições, somando esforços para unir as competências acadêmicas e científicas para oferecer soluções inovadoras ao setor produtivo.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, salientou que a parceria é estratégica para o instituto e tem como foco unir esforços entre educação, desenvolvimento tecnológico, soluções tecnológicas e difusão tecnológica. “A parceria entre o Tecpar e a UENP deve fomentar o apoio científico e tecnológico às atividades de diversos setores econômicos de interesse para o Estado, com a difusão de tecnologias de gestão para a melhoria da competitividade das organizações públicas e privadas”.

Para desenvolver as ações conjuntas, o Tecpar disponibiliza a área do câmpus Jacarezinho e três colaboradores para o desenvolvimento de soluções junto ao corpo acadêmico da UENP.

A reitora da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou que na área disponibilizada serão desenvolvidos projetos para a comunidade da região. "A UENP desempenha vários projetos na região e não tenho dúvidas que a comunidade acadêmica poderá desenvolver seus projetos de pesquisa e extensão, em benefício da nossa comunidade. Será um espaço bem utilizado pela nossa universidade e que trará benefícios imediatos para a população", afirmou.

Para Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a parceria entre o Tecpar e a UENP é de importante para otimizar a utilização do espaço em Jacarezinho. "A ideia é que possamos levar muitos projetos de extensão para atender principalmente a comunidade ao entorno, fazer um grande centro formador na área de ciências e educação. Por isso entendemos que essa parceria representa a boa utilização daquilo que o poder público tem à disposição para servir a comunidade", ressaltou.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.