Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel bateu recorde de geração de energia em 2016. As sete maiores usinas operadas pela Companhia - localizadas nos rios Iguaçu, Jordão, Capivari e Tibagi - produziram no último ano 29.656.104 MWh (Megawatt-hora), o que representou 6,3% a mais que a energia gerada em 2015. 

É o terceiro ano consecutivo que a Copel supera suas marcas na produção de energia. Antes disto, o recorde anterior tinha sido registrado em 2011, quando as vazões afluentes foram muito elevadas na bacia do rio Iguaçu. Em 2014, a geração de energia superou em 0,4% a marca de 2011 e, desde lá, a empresa vem registrando recordes sucessivos. Em 2015, a geração foi 3,4% superior a 2014 e, em 2016, a produção de energia ficou 6,3% acima do ano anterior. 

INDIVIDUAIS – No ano passado, três usinas bateram também os recordes individuais de geração. A usina hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo) gerou 4,3% a mais do que no ano de 2011 (quando foi registrado seu maior recorde individual anterior). A usina Governador José Richa (Salto Caxias) ficou 3% acima do número de 2011. Já a usina Santa Clara superou sua marca anterior, que é de 2015, em 2,3%. 

OTIMIZAR DISTRIBUIÇÃO - Diversos fatores influenciaram este recorde de produção de energia. Como o sistema elétrico brasileiro é interligado de Norte a Sul do País, é preciso levar em conta a demanda por eletricidade e a situação dos reservatórios em todo o território nacional. A definição sobre quanta energia deve ser gerada em cada uma das hidrelétricas cabe ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que envia às concessionárias uma programação diária de operação e determina os intercâmbios de energia entre as regiões do país. 

No caso da Copel, o bom desempenho deve-se especialmente a um processo desenvolvido internamente para otimizar a distribuição da geração de energia demandada à empresa para cada uma das usinas. “Graças a esse avanço na gestão da alocação da produção de energia entre as usinas do nosso parque gerador e da operação das nossas unidades geradoras próximas do ponto de maior rendimento de cada uma delas, conseguimos apresentar ao ONS alternativas para maximizar a geração, mesmo registrando vazões menores que as dos anos anteriores. Com isso, contribuímos para o equilíbrio e o bom desempenho do Sistema Interligado Nacional”, afirma o diretor presidente da Copel Geração e Transmissão, Sergio Luiz Lamy. 

Esse direcionamento vem ajudando, também, a evitar o desperdício de potencial energético no Estado, ao reduzir a necessidade de abertura de comportas nas usinas. “Para o setor elétrico, abrir vertedouros significa jogar energia e dinheiro fora. Com o processo otimizado adotado pela Copel, é possível diminuir essas perdas, com uma coordenação hidráulica mais precisa – especialmente na bacia do rio Iguaçu”, explica o engenheiro Leandro Nacif, que atua no Planejamento e Estudos Eletroenergéticos da Copel GeT. 

Outro item a ser considerado na análise do resultado positivo é a disponibilidade das unidades geradoras. As usinas precisam estar sempre em boas condições de manutenção e prontas para operar quando demandadas pelo ONS. 

MAIS QUE ENERGIA - O alto desempenho das usinas da Copel gera benefícios que vão além da produção de energia e de significativos ganhos financeiros para a Companhia. Pelas regras do setor, as concessionárias de energia devem pagar uma compensação financeira pelo uso de recursos hídricos, equivalente a 7% da energia produzida nas usinas. No caso das sete maiores usinas operadas pela Copel, a compensação paga em 2016 foi da ordem de R$ 181 milhões. 

Esse montante é rateado entre os municípios onde estão instaladas as usinas ou que têm áreas alagadas pelos reservatórios, o Estado do Paraná, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.