Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou ontem (10), ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a sede da construtora Tecverde, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A empresa paranaense, fundada em 2009, é especialista no uso de uma tecnologia de origem alemã, baseada no uso da madeira, que pode acelerar a construção de casas populares.

A ideia é usar o processo como base para agilizar a construção de moradia social  via Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Ficou estabelecido que o Governo Federal vai desenvolver um projeto-piloto no Estado usando a tecnologia na construção. A intenção é implementar um condomínio do idoso, programa voltado para pessoas da terceira idade. A cidade que vai receber o projeto ainda será definida. Em caso de aprovação, o modelo será replicado em outros municípios do País.

“A ideia de trazer o ministro é justamente apresentar novas tecnologias. Esse projeto desenvolvido aqui no Paraná é pioneiro e pode agilizar um grande volume de casas, com rapidez, sustentabilidade, alta tecnologia e com preço acessível”, afirmou o governador. “A Cohapar está estudando essa tecnologia para que possa ser usada tanto na área urbana quanto rural. É algo inovador que vai dar velocidade à construção das casas".

Outro ponto destacado pelo governador é que a técnica pode ser implementada em outras edificações, como em hospitais, neste momento de alteração da circulação da Covid-19. “É algo que usa a tecnologia em alta escala, um modelo que nasceu aqui no Paraná”, disse Ratinho Junior. A Tecverde informou que entregou cinco hospitais pelo País desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março.

Tecnologia

Conhecida como wood frame, a técnica troca o tijolo convencional por perfis de madeira que, em conjunto com placas de cimento, madeira com resina, gesso, uma membrana para evitar a umidade e o acabamento final, dão sustentação à construção. Segundo a empresa, a velocidade da obra é até cinco vezes maior do que a de construções tradicionais. Como o imóvel sai do barracão industrial 85% pronto, uma casa pode ser finalizada em 24 horas e um prédio com quatro pavimentos em 30 dias. Também são seguras contra incêndios.

“É uma tecnologia das mais inovadoras que temos no País na área da habitação. Diminui extraordinariamente o tempo da obra. Faremos pilotos, inclusive aqui no Paraná, com foco na ampliação para outros lugares do País”, ressaltou Marinho.

Alta Performance

CEO da Tecverde, Caio Bonatto explicou que a empresa já mantém contratos com incorporadoras que prestam serviços para o Governo Federal em programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, que no governo Jair Bolsonaro passou a se chamar Casa Verde e Amarela.

Ele destacou que, por buscar uma produção de alta performance, copiando o modelo da indústria automobilística, a construção seguindo a tecnologia reduz em 85% os resíduos da obra e em 80% a emissão de CO². Além disso, conta com total conforto térmico, diminuindo a conta de luz dos moradores. O custo final, destacou o empresário, é semelhante ao de uma obra tradicional.

“Tudo isso faz com que se ganhe velocidade, com menos desperdício e maior sustentabilidade. Para quem paga aluguel é a oportunidade de receber a casa própria antes, por isso a técnica se encaixa perfeitamente em programas de habitação social”, ressaltou Bonatto.

Com ações em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, e escritórios no exterior, a empresa já entregou mais de 5 mil unidades, com 24 mil clientes atendidos. Emprega na planta de Araucária 350 pessoas de forma direta. Número que será dobrado em 2021.

Déficit

O déficit habitacional do Paraná, calculado após a conclusão do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, coordenado pela Cohapar, é de 511.746. O número engloba o déficit quantitativo, que é a necessidade de produção de novas moradias, o déficit qualitativo, que é a necessidade de ações de regularização fundiária e obras de urbanização, e o déficit rural, que é a necessidade de construção de casas nas zonas rurais dos municípios paranaenses.

Ações

De acordo com a Cohapar, em 2019 foram entregues pelo Governo do Estado 1.351 unidades de casas populares, em diferentes regiões do Paraná. Em 2020, até o momento, foram entregues 2.807 unidades. Outras 3.697 casas estão em execução pela Cohapar.

Contabilizadas apenas as entregas e obras em execução, o investimento é de R$ 551 milhões em recursos estaduais e federais. “O Brasil precisa de tecnologia na construção civil. Isso vem suprir a demanda que temos hoje, com possibilidade de erguer até 15 casas por dia. Queremos replicar esse tipo de construção no Paraná”, afirmou o presidente da Cohapar, Jorge Lange.

A perspectiva é de ampliação dos números nos próximos anos com a retomada dos financiamentos próprios e desenvolvimento de novas modalidades, como o Viver Mais Paraná, que atende o público idoso, e projetos de desfavelamento.

Presenças

Participaram também da visita o secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos; o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas; e os deputados federais Paulo Martins e Luiza Canziani.

Ascom/Companhia de Habitação do Paraná - Cohapar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.