Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cientista político comenta sobre o cenário do COVID-19 para as eleições 2020

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou na quinta-feira (21) que o Congresso Nacional estuda a transferência da data do primeiro turno das eleições de 2020: de 04 de outubro para 15 de novembro ou 06 de dezembro. O adiamento da realização do primeiro turno é debatido em virtude da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Apesar da eleição ser municipal, os 5.570 municípios do Brasil vivem realidades diferentes por conta do coronavírus. Algumas regiões foram mais afetadas pelo avanço da doença e, outras, no entanto, ainda não registraram nenhum caso confirmado.

Para o cientista político Tiago Valenciano, a estratégia política dos candidatos já foi alterada em virtude da pandemia e, com o possível adiamento do primeiro turno da eleição, ela será revista diariamente: “se em nosso modo de vida já experimentamos o ‘novo normal’, imagina na política, em que as estratégias devem ser repensadas a todo momento. Os partidos políticos e candidatos buscam formas alternativas para a realização da campanha eleitoral neste ano e, se de fato o primeiro turno for adiado, a justiça eleitoral também poderá rever o calendário de filiação partidária e regularização dos títulos”, destaca.

“Mais do que uma boa comunicação e um bom discurso, os candidatos devem procurar uma estratégia política adequada para obtenção dos votos, no sentido de compreender e falar o que o eleitor pensa, ajustando o discurso aos anseios da população, pois o coronavírus e os novos comportamentos sociais ocasionados em decorrência da pandemia serão as pautas primordiais em qualquer município do Brasil”, argumenta Valenciano.

Apesar do adiamento das eleições, o congressista tem se posicionado contra a prorrogação dos mandatos. A comissão mista está prevista para ser criada na próxima semana, logo após a posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tiago Valenciano/ https://www.tiagovalenciano.com.br/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.