Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) reapresentou proposta de emenda à Constituição que reduz de três para dois o número de senadores que representam cada estado e o Distrito Federal no Senado.

O parlamentar argumenta que a medida contribuirá para reduzir o aparato estatal e os gastos públicos, sem afetar a representação igualitária dos estados no Senado, “pré-requisito para prover o equilíbrio nas decisões de interesse da Federação”.

Em defesa da PEC 67/2007, Alvaro afirma que a redução de um terço da composição da Casa, além de diminuir as despesas do Congresso, resultará em maior agilidade do trabalho legislativo. A proposta prevê regra transitória para garantir que nenhum senador em exercício tenha seu mandato reduzido.

Como a PEC tramitava desde 2007 e não foi votada, acabou arquivada ao fim da legislatura passada. Para fazer com que a matéria voltasse a exame no Senado, Alvaro decidiu por sua reapresentação. A proposta passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de eventual votação no Plenário e deverá ser examinada no âmbito da reforma política.

O senador decidiu reapresentar outras 20 proposições enviadas ao arquivo. Entre elas estão três projetos de lei que tratam de isenção de impostos: o PLS 120/2006, que exclui a atividade circense da incidência do ISS; o PLS 4/2007, que isenta de IPI máquinas e insumos utilizados na produção de leite; e o PLS 240/2008, que prevê a isenção de diversos tributos para veículos de transporte coletivo de estudantes.

Alvaro reapresentou ainda a PEC 14/2007, que concede aos estrangeiros com residência permanente no Brasil o direito de voto e de se candidatar ao cargo de vereador. A proposta também aguarda decisão da CCJ.

Iara Guimarães Altafin/Agência Senado

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.