Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara Federal aprovou ontem (16) o Projeto de Lei 1383/2007, de autoria do Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que abre novo prazo para o pagamento das perdas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em decorrência dos planos econômicos Verão/ Sarney e Collor 1. Essa nova legislação garante o pagamento da compensação ao trabalhador que não firmou termo de adesão ou não entrou na Justiça cobrando o ressarcimento das perdas do FGTS.

Esse projeto é complementar ao Projeto de Lei 110.2001, que foi considerado “o maior acordo trabalhista do mundo” (fruto de uma ampla negociação com sindicatos, empresas e governo liderado pelo Deputado Hauly como relator), beneficiando à época 38,8 milhões de trabalhadores que tiveram a devolução de R$ 42,4 bilhões referente ao FGTS expurgado pelos planos econômicos durante os governos Sarney e Collor.

Pelo PL 1383/2007, fica assegurado ao trabalhador que deixou de firmar o termo de adesão no prazo legal e que nem propôs ação judicial com este fim específico. 

Para o Deputado Hauly, a aprovação do PL 1383/2007 de sua autoria vai corrigir uma antiga distorção que prejudicava milhões de trabalhadores que foram vítimas dos planos econômicos Sarney e Collor. “Acredito que é justo que sejam pagas as diferenças aos trabalhadores que não aderiram ao acordo legal”, disse Hauly.

Assimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.