Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa já está tratando dos preparativos para a posse dos 54 deputados eleitos para a 18ª Legislatura. A sessão preparatória está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 15 horas, em conformidade com o previsto no artigo 4º e parágrafos do Regimento Interno da Casa. No mesmo dia deverá ocorrer a eleição da nova Mesa Executiva. Para tanto, os parlamentares recém- empossados deverão apresentar um requerimento solicitando a convocação de nova sessão preparatória, na sequência da primeira, com essa finalidade.

A chegada do governador Beto Richa (PSDB) está marcada para as 14h30. Ele será recepcionado pelo deputado Nelson Justus (DEM), e posteriormente conduzido, juntamente com outras autoridades, para o Salão Nobre. De acordo com o paragrafo 2º do art. 4º do RI, caberá ao último presidente, se reeleito, assumir a direção dos trabalhos. Na sua falta, a tarefa será desempenhada pelo parlamentar mais idoso dentre aqueles com maior número de mandatos. No caso, o deputadoNelson Justus.

Aberta a sessão, o presidente convocará dois deputados, de preferência de partidos diferentes, para servirem como secretários e proclamará os nomes dos integrantes do Parlamento estadual. Em seguida designará uma comissão para acompanhar o governador e o presidente do Tribunal de Justiça até a Mesa de honra, suspendendo por alguns minutos a sessão. Ao reabrir os trabalhos, indicará a composição da Mesa, após o que será executado o Hino Nacional.

Depois de proferir o Compromisso Regimental, o presidente procederá a chamada nominal dos deputados, em ordem alfabética e com a identificação das respectivas siglas, para que façam o mesmo. Está prevista ainda a leitura do requerimento de antecipação da eleição da Mesa. Com a execução do Hino do Paraná a sessão será encerrada e o presidente convocará os parlamentares para a sessão preparatória que acontecerá em seguida, destinada à eleição dos componentes da Mesa Diretora.

Depois de proclamar os eleitos, o presidente das primeiras sessões dará por encerrada a sua tarefa, passando o posto para o novo presidente do Poder Legislativo, que fará um pronunciamento.

Assessoria de Imprensa/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.