Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Coronel Armando (PSL-SC) argumentou ser esse mais um pedido de impeachment com fundo político, fato que, segundo ele, seria comprovado pelo apoio de artistas e movimentos sociais

Representantes de movimentos sociais, de centrais sindicais e de partidos de oposição se reuniram no gramado em frente ao Palácio do Congresso ontem (14) para divulgar um documento que pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Durante a manifestação, faixas, bandeiras, cartazes e cruzes de madeira lembraram os mais de 70 mil mortos em consequência da Covid-19. Havia também indígenas e integrantes do movimento LGBT.

O advogado Gustavo Ramos, que assina a petição, explicou os quatro eixos que compõem o documento: crimes de responsabilidade que teriam sido cometidos pelo presidente contra o livre exercício de direitos políticos, sociais e individuais; contra a probidade da administração pública; ameaça a outros poderes e crimes contra a segurança interna do País, relativamente à pandemia do novo coronavírus. “Por vezes, um desprezo absoluto à própria existência da pandemia; e por outras, a negação, a resistência, o boicote a medidas preventivas que seriam essenciais”.

Os organizadores divulgaram que o documento está sendo apoiado por artistas como Chico Buarque e Lucélia Santos, comentaristas esportivos como Casagrande e pelo ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira. A petição foi entregue a quatro deputados de oposição, que se comprometeram a repassá-la à presidência da Câmara.

Um dos parlamentares, Carlos Zarattini (PT-SP) acusou o Ministério da Saúde de estar sem atuação durante a pandemia e criticou a escolha, como ministro interino, de um militar sem conhecimento do Sistema Único de Saúde. “A gente espera que o presidente Rodrigo Maia dê andamento a esse processo de impeachment. Há mais de 50 pedidos, não é possível que nenhum tenha fundamento suficiente para ser aberto”.

Em resposta à manifestação, o deputado Coronel Armando (PSL-SC) argumentou ser esse mais um pedido de impeachment com fundo político, fato que, segundo ele, seria comprovado pelo apoio de artistas e movimentos sociais. Ele afirmou que o Executivo federal foi prejudicado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de dar autonomia a estados e municípios no combate ao coronavírus.

“O impeachment se baseia no enfrentamento à pandemia, quando, desde o início, o presidente Bolsonaro criou um gabinete de crise no Palácio do Planalto, que reúne diversos ministérios e a Anvisa para que a gente possa tomar as ações necessárias tanto no campo da saúde, quanto da economia”, ressaltou.

A Secretaria Geral da Mesa da Câmara informou que, além desse, foram recebidos outros 51 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista a uma rádio nesta terça-feira, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, declarou que iniciar um processo de impeachment neste momento poderia aprofundar a crise causada pela epidemia do coronavírus.

Cláudio Ferreira/Agência Câmara de Notícias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.