Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A MP 894/2019 institui pensão vitalícia, no valor de um salário mínimo, para crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018 com microcefalia decorrente do surto da doença.

A Comissão Mista da Medida Provisória 894/2019, que dispõe sobre a concessão de pensão a crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus, foi instalada, nesta quarta-feira, no Senado Federal. O deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) foi eleito presidente e comandará os trabalhos do colegiado. O relator designado para dar parecer sobre a MP é o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). A proposta foi enviada ao Congresso Nacional por Bolsonaro, a pedido da Primeira-Dama Michelle Bolsonaro, no dia 4 de setembro.

A MP institui pensão mensal, vitalícia e intransferível, no valor de um salário mínimo, para crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018 com microcefalia decorrente do Zika Vírus, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na prática, a matéria propõe uma reparação do Estado para as famílias que foram afetadas pelo surto do vírus que atingiu o país.

Hoje, quem recebe o BPC deve provar uma situação de miserabilidade, onde a renda familiar per capita não pode ultrapassar ¼ de salário mínimo. Portanto, os familiares das crianças com microcefalia, na maioria dos casos, não trabalham para continuar recebendo o benefício. Transformando em pensão vitalícia, como propõe a MP, isso irá mudar, pois não há restrição de comprovação de situação de miserabilidade.

Diego Garcia destacou a importância da proposta para a luta das pessoas com deficiência e reafirmou o seu compromisso com os trabalhos da comissão. “Essa é uma iniciativa louvável do Governo Federal, que já vem mostrando um olhar especial para as pessoas com deficiência e doenças raras, principalmente por meio do trabalho da Primeira-Dama junto à causa. É uma grande alegria assumir essa importante comissão e tenho certeza que faremos um excelente trabalho junto aos parlamentares nas próximas semanas. Reafirmo aqui o meu compromisso com a transparência, ampla divulgação e participação da sociedade nas discussões da comissão”, destaca Garcia.

O parlamentar também afirmou que, possivelmente, o plano de trabalho da Comissão Mista será divulgado na próxima semana.

Força de Lei

A comissão será composta por senadores (13 titulares e 13 suplentes) e deputados (13 titulares e 13 suplentes). As Medidas Provisórias são normas com força de lei editadas pelo Presidente da República. Apesar de produzir efeitos jurídicos imediatos, a MP precisa da posterior apreciação pelas Casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) para se converter definitivamente em lei ordinária.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.