Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Migrantes e Refugiados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) irá propor ao Governo do Estado a criação de um Centro Estadual de Apoio aos Migrantes, Refugiados e Apátridas. O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é relator da CPI, afirma que irá sugerir em seu relatório aos finais dos trabalhos, que o Poder Executivo, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, crie uma casa de auxilio oficial que ofereça aos imigrantes serviços de emissão de documentos, aulas de português, validação de diplomas estrangeiros e encaminhamento ao mercado de trabalho.

“O Estado tem condições e pode dar suporte a essas pessoas que passam por enormes dificuldades quando aqui chegam. Esse tipo de apoio, como documentação, atendimento na área da saúde ou o ensino da nossa língua, pode tirá-los de condições subumanas a que são submetidos por não terem noção dos seus direitos”, defendeu.

A haitiana Laurette Bernardin, representante da Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil (ASHBRA), confirmou durante o encontro que a criação de uma casa de passagem é a grande demanda de imigrantes. “Quando uma pessoa faz uma viagem de doze horas, chega no Brasil e não tem para onde ir, é muito sério. Isso afeta a saúde. Além disso, a parte de documentação também precisa ser agilizada. Temos imigrantes que demoram seis meses antes de conseguir o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). E esse papel é fundamental para conseguir carteira de trabalho e seguir com a vida. Por isso um local para centralizar essas demandas seria muito importante”, afirmou.

Lei

O padre Simão Nasseri, da Igreja Ortodoxa São Jorge de Curitiba, é responsável pelos cuidados com 35 famílias sírias que chegaram á capital paranaense neste ano. Segundo ele, é preciso que as autoridades criem uma lei que auxilie os refugiados a obter acesso principalmente à moradia e ao mercado de trabalho. “O Brasil já fez muito bem em abrir o país e agilizar a parte de documentos. A Universidade Federal do Paraná também vem ajudando nossas famílias, principalmente na questão do idioma e da validação de diplomas. Mas precisamos de uma lei específica, que facilite o acesso dessas pessoas ao emprego e ao aluguel de imóveis. Os sírios não querem dinheiro. Os sírios querem trabalhar e ajudar o Brasil a crescer”, afirmou Nasseri.

Participantes

Também participaram da reunião os deputados Houssein Bakri, presidente da CPI, Chico Brasileiro (PSD), Tercílio Turini (PPS) e representantes do Centro de Integração Afro Brasileiro; da Pastoral do Migrante; do Instituto de Reintegração de Refugiados; da Comunidade dos Países Árabes, Sírios e Libaneses; do Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil; e da Comunidade dos Migrantes Africanos.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.