Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) encaminhou ontem (18) um ofício ao senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), apelando para a suspensão do trâmite legislativo do projeto de lei 271/2022. A matéria proposta por Oriovisto altera a Lei nº 9.956/2000, para permitir o funcionamento de bombas de autosserviço nos postos de abastecimento de combustíveis aos domingos, feriados e dias úteis, no período das 20h às 6h. Segundo Soldado Fruet, “a medida, infelizmente, resultará em expressivo prejuízo aos frentistas e suas famílias, além do claro desrespeito à Constituição Federal, já que o artigo 7º, inciso XXVII, dispõe sobre a proteção dos trabalhadores em face da automação”.

De acordo com o Sindicato dos Frentistas de Curitiba (SINPOSPETRO), o setor gera 500 mil empregos diretos e cerca de 2 milhões indiretos no País. Na avaliação do parlamentar, “esses números demonstram o grave desacerto da medida, caso aprovada”. Ele ressaltou que o período das 22h às 5h, assim como as horas extraordinárias, são de suma importância para a subsistência da categoria, já que geram pagamentos adicionais, de caráter variável, que aumentam sua remuneração nesse período de galopante inflação. “A súbita retirada dessa importante fonte de renda e sobrevivência de inúmeras famílias ocasionará efeitos sociais mais nefastos do que a perda de receita dos comércios de combustíveis”, apontou.

O deputado é favorável à incorporação de tecnologia e inovação, mas em razão das consequências práticas das medidas, considera fundamental que se faça um planejamento que comporte um regime de transição para que o dever seja cumprido de maneira proporcional, equânime e eficiente, sem prejuízo dos direitos gerais. Ele também salientou que os frentistas e demais funcionários que atuam nos estabelecimentos de combustíveis servem como instrumento de segurança indispensável no manuseio de produtos inflamáveis.

Para atender o interesse coletivo, o deputado pediu que o senador suspenda a tramitação do PL para que seja possível construir em sua redação ferramentas de transição, como qualificações e incentivos, para que não haja desassistência a diversas famílias brasileiras, principalmente nessa época de pandemia. “Conversei com frentistas sobre o impacto desse projeto na vida deles e eles consideram muito preocupante, porque estará tirando serviço de vários trabalhadores do Paraná justamente nos horários que mais ganham, com adicional noturno e hora extra por trabalho no fim de semana, por isso faço um apelo ao senador para que pense em um projeto útil para o Estado, como a redução da carga tributária”, disse Soldado Fruet.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.