Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem (20), a Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, no Palácio do Planalto, em cerimônia oficial. Após a solenidade de revista da tropa, subida da rampa, execução dos hinos nacionais e apresentação das delegações, as chefes de estado participam de reunião privada. Em seguida, o encontro será ampliado.

Entre os assuntos a serem discutidos, estão a revisão dos temas da ampla agenda bilateral, bem como questões regionais e globais. Serão realizadas, ainda, 24 reuniões entre ministros brasileiros e suas contrapartes alemãs. Dezessete instrumentos bilaterais serão assinados, promovendo a cooperação e o diálogo em áreas como inovação aplicada a processos produtivos, pesquisa marinha, terras raras, bioeconomia, educação, saúde e segurança alimentar e nutricional.

Serão também adotadas declaração conjunta sobre mudança do clima, tendo em vista a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP-21), em dezembro próximo, em Paris, e Declaração de Intenções Conjunta no Domínio da Urbanização, com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade ambiental dos espaços urbanos nos dois países.

A visita da chanceler Merkel ao Brasil apresenta formato inovador, na medida em que, além do encontro entre as líderes, os ministros dos dois países manterão reuniões bilaterais setoriais.

O novo mecanismo, que prevê reuniões presidenciais e ministeriais a cada dois anos, cria oportunidade para que os diversos temas da agenda bilateral e global, inclusive meio ambiente e reforma da Organização das Nações Unidas, sejam discutidos no mais alto nível.

Participam da comitiva alemã sete ministros e cinco vice-ministros alemães que marcam da primeira edição do mecanismo de Consultas de Alto Nível Brasil-Alemanha.

A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o quarto parceiro comercial brasileiro no mundo. Em 2014, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Alemanha atingiu US$ 20,4 bilhões, tendo praticamente triplicado desde 2005. Existem cerca de 1.600 empresas alemãs instaladas no território brasileiro, que constituem o maior parque industrial alemão fora da Alemanha.

A visita oficial começou na terça (19), com jantar de trabalho, oferecido pela presidenta, no Palácio da Alvorada.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.