Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As inscrições podem ser feitas no site do Tribunal ou pelo aplicativo E-Título

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ultrapassou a marca histórica de 85 mil mesários voluntários na terça-feira (29). O prazo da Justiça Eleitoral para convocação de mesários terminou em 16 de setembro, mas as inscrições para participar como mesário das eleições municipais de 2020 podem ser feitas a qualquer tempo no site do Tribunal ou pelo aplicativo E-Título. Isso porque os inscritos podem ser chamados para substituições e cadastro de reserva.

No estado, o número registrado nessas eleições é quatro vezes maior ao do pleito de 2018, que teve 20 mil habilitados. Em todo o Brasil, dos dois milhões de mesários, 800 mil são voluntários, segundo informações do TRE.

O Tribunal garante que vai tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos mesários em meio à pandemia de covid-19. Dentre as regras destacadas no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais 2020, apresentado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, está a obrigatoriedade do uso de máscara por eleitores e mesários no dia das eleições.

Entre as vantagens em ser mesário, todas previstas em legislação, estão auxílio alimentação nos dias de votação; direito a dois dias de folga por dia trabalhado, incluindo o dia do treinamento, sem perda do salário; e isenção de pagamento de taxas em concursos públicos realizados no âmbito do Poder Público Estadual. 

Mais informações sobre as demais vantagens e sobre como se inscrever para ser um mesário estão em tre-pr.jus.br.  

Brasil 61

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.