Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Economista e Deputado Federal Luiz Carlos Hauly concedeu entrevista exclusiva ao Jornal União. Entre os assuntos abordados, a atual crise econômica no Brasil e os projetos apresentados pelo Deputado.

Para o Deputado, uma série de fatores fizeram com que o Brasil chegasse na crise que vivemos hoje.

“Tem o problema estrutural que é a falta das reformas que nunca foram feitas. Desde a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 que devíamos ter feito todas as reformas do país. Regras claras para o sistema tributário, previdência e o sistema trabalhista por exemplo não foram feitas, e esses problemas foram crescendo ao longo dos últimos 30 anos. Outro ponto importante são as crises mundiais, o Brasil acabou saindo muito abalado de todas elas”, explica Hauly. “Passaram oito anos do governo Fernando Henrique, oito anos do governo Lula e cinco anos do governo Dilma, e nada de importante foi feito na estrutura previdenciária. Falta de medidas e regras claras fizeram com que chegássemos aonde chegamos. Deixaram que as ações trabalhistas entupissem o judiciário com milhões de ações caríssimas para todos os lados, ruim para o trabalhador e para o empresário e pior para o país”, conta.

Hauly ainda acredita que o último governo ajudou com fatores importantes para que a crise fosse desencadeada.

“Os últimos cinco anos do governo Dilma, foram uma total incompetência e irresponsabilidade, destruição da estrutura inclusive da Petrobras e Eletrobrás, acabaram com as finanças da União, entre outros casos que estamos vendo. Sem contar a corrupção, que somada a tudo isso levaram o Brasil à essa situação”, conclui.

Projeto de Lei para o Ensino Superior

O Deputado Federal Luiz Carlos Hauly apresentou no ano passado o projeto de lei n.º 5.100/16. Esta proposta tem o objetivo geral de democratizar o ensino superior e visa: aumentar a relação candidatos/vaga; reduzir a evasão; facilitar a escolha da carreira profissional; valorizar o mérito; e maximizar o potencial instalado das Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (IFES).

Concebida no início da década de 1990 pelo professor José Carani, sob a forma de um novo sistema de acesso, a proposta foi implantada no curso de graduação em Matemática da Universidade Federal do Espirito Santo – UFES. A partir da conclusão da 1ª turma e da comparação com as experiências dos cinco anos precedentes, os dados estatísticos constantes do Relatório do Departamento de Matemática, segundo o autor da proposta, evidenciaram o sucesso da iniciativa: no campus de Vitória/ES, a relação candidatos/vaga, que nos cinco anos anteriores à implantação do sistema, era de 3,65/1, passou para 13,26/1 - um acréscimo de 263%, e a evasão, que do 1º para o 2º semestre letivo chegava a 60%, caiu a zero com o novo sistema, tendo permanecido, nos semestres seguintes, drasticamente reduzida.

“O professor José Carani, há mais de 20 trabalha a ideia de aumentar o número de vagas nas universidades e fazer o acesso dos alunos como é feito nos Estados Unidos e Europa, através das notas. Com isso o aluno entra no ensino superior pelos seus méritos”, explica Hauly. “Os alunos ingressam na Universidade e vão estudar as matérias básicas nos primeiros anos. Quando concluir essa etapa, o aluno escolhe para que área quer seguir e em qual curso vai estudar. Com esse proposta, vamos tirar a escolha do curso na pressão do vestibular, já que esse processo de seleção vem desgastando cada dia mais o candidato” conclui.

Operação Lava a Jato

Durante a entrevista, o deputado expressou sua opinião à Operação Lava a Jato.

“Temos que separar o joio do trigo. O que for crime tem que ser punido, independentemente se for político, empresário ou de qualquer área. E eles estão fazendo isso, nunca houve uma serie de prisões como essa que vemos agora. Vários políticos e empresários presos em Curitiba e em todo o Brasil. Já fizeram muito e tem muita coisa ainda a ser feita”, conta.

Para ele o combate à corrupção deve ser diário e isso faz com que o Brasil pense melhor antes de votar.

“O Brasil já mudou, é outro país depois dessas prisões. O combate à corrupção deve ser permanente. Deve ser feito dia e noite. Sempre vai ter alguém querendo tirar proveito dos outros, principalmente na área pública. Cada real desviado da corrupção é um real a menos nos investimentos diretos com a sociedade”, conclui Hauly.

Confira a entrevista na íntegra:  

Henrique Reis/JU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.