Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na sessão plenária de ontem (24), na Assembleia Legislativa, foi aprovado o projeto de lei de nº 264/14, de autoria do deputado Tercílio Turini (PPS), estabelecendo que a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do Paraná. A tradicional ExpoLondrina, que acontece há 54 anos, recebeu 519 mil visitantes e movimentou R$ 424 milhões somente em sua edição de 2014. O projeto de lei passou em primeira discussão.

Já o relatório final da Comissão Especial instituída para averiguar a gestão pública da saúde de Londrina – projeto de resolução nº 10/14, foi retirado de pauta por duas sessões, atendendo a requerimento assinado pelo deputado Tadeu Veneri (PT). No relatório a Comissão lembra que o objetivo dos trabalhos foi apurar denúncias de eventuais irregularidades que foram apresentadas na Câmara Municipal de Londrina. O deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) propôs a criação e presidiu a Comissão.

Além desses dois projetos, foram discutidas na sessão outras cinco proposições. Entre as matérias que passaram em redação final, última etapa do processo legislativo em Plenário, está o projeto de nº 214/14, do Poder Executivo, prorrogando até 30 de junho de 2015 o mandato dos atuais conselheiros representantes da sociedade civil organizada no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná; o de nº 366/12, do deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB), declarando de utilidade pública a Associação de Recuperação dos Alcoólicos de Mamborê, com sede e foro no município de Mamborê; assim como o projeto de nº 202/14, do Poder Executivo. Essa proposição dá nova redação ao art. 2º da Lei nº 17.876, de 19 de dezembro de 2013, que autorizou o Executivo a efetuar doação de imóvel ao município de Piraquara.

Em segunda discussão foi aprovado o projeto de lei de nº 160/14, dos deputados Caíto Quintana (PMDB), Tadeu Veneri (PT), André Bueno (PDT), Cantora Mara Lima (PSDB), Pedro Lupion (DEM) e Tercílio Turini (PPS), tratando da concessão de título de utilidade pública. Por outro lado, o projeto de lei nº 94/14, dos deputados Caíto Quintana (PMDB), Tadeu Veneri (PT), André Bueno (PDT), Antonio Anibelli Neto (PMDB), Pedro Lupion (DEM) e Tercílio Turini (PPS), de idêntica natureza, recebeu emenda de redação e retorna à Comissão de Redação, para ajustes finais.

Comissão Geral – Durante a sessão desta terça também foram apresentados três requerimentos pedindo a transformação do Plenário em Comissão Geral, na sessão desta quarta-feira (25), com a finalidade de discutir e votar quatro projetos de lei. Um deles é o de nº 233/14, de autoria da Comissão Executiva da Assembleia, que visa modernizar e consolidar as normas referentes ao quadro próprio de servidores do Poder Legislativo.

Outro é o projeto de nº 186/14, do Ministério Público estadual, transformando e criando cargos no próprio MPPR. Também está sendo solicitada Comissão Geral para a proposição de nº 267/14, do Poder Executivo. Essa matéria dispõe sobre as carreiras do pessoal docente e técnico-administrativo das Instituições de Ensino Superior do Estado. O quarto projeto que pode ser apreciado neste regime é o de nº 237/14, que estabelece o quantitativo dos cargos e funções em confiança que especifica, no âmbito da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Os requerimentos para transformação do Plenário em Comissão Geral estão assinados por diversos parlamentares e serão votados no início da sessão desta quarta-feira, antes ainda das discussões da pauta, a Ordem do Dia.

Nádia Fontana/Asimp/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.