Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Está em discussão no Senado Federal a Medida Provisória 870/2019 que pretende reorganizar a estrutura administrativa do Governo Federal. A proposta foi apresentada pelo Poder Executivo e tem a intenção de reduzir o número de ministérios e, consequentemente, diminuir os gastos públicos. A MP prevê a redução do número de ministérios, que hoje é de 29, para 22 pastas.

Nesta semana, o Senador Flávio Arns apresentou na Comissão Mista do Congresso Nacional, 14 propostas de emendas para esta MP. Segundo Arns, a reforma é importante, mas precisa ser analisada com calma e com atenção especial para alguns setores.

“Algumas coisas precisam ser pensadas, por exemplo, a manutenção do Conselho de Segurança Alimentar, questões relacionadas às comunidades indígenas, internet rural e o resgate da importância do esporte e da cultura. Vamos discutir no Senado Federal essas emendas para aprimorar o que foi apresentado pelo Poder Executivo” ressaltou Arns.

Temas como acessibilidade para pessoas com deficiência, saúde, turismo e desenvolvimento tecnológico em comunidade rurais também aparecem nas propostas de emendas apresentadas pelo senador paranaense.

Indígenas

Uma das propostas apresentadas por Arns trata de questões relativas aos povos indígenas e de populações remanescentes de quilombolas e sobre a FUNAI. A sugestão é que assuntos relacionados a estes temas sejam devolvidos para o Ministério da Justiça. A sugestão inicial do governo previa que esses temas fossem direcionados ao Ministério da Agricultura. Outro ponto da emenda prevê que as ações de saúde dessas populações voltem a ser atendidas pela pasta do Ministério da Saúde.

Meio Ambiente
Já as emendas 411, 412 e 413 propõem que a gestão das florestas públicas volte a ser feita pelo Ministério do Meio Ambiente, que segundo a proposta original da MP também seria direcionada para o Ministério da Agricultura.

Cultura e Esporte
Com a proposta da Presidência da República, ministérios como o do Esporte, Cultura e da Cidadania, deixariam de existir e ficariam sob responsabilidade de outras pastas. Uma das emendas apresentadas pelo Senador Flávio Arns propõe a recriação do Ministério da Cultura e do Esporte.

Tramitação
A Medida Provisória 870 foi apresentada pelo Poder Executivo e agora está em análise pelo Congresso Nacional. Em seguida, a MP deve ser encaminhada novamente para a Presidência da República para ser sancionada ou não.

Asimp/Senado

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.