Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A matéria, que altera a legislação atual, amplia os direitos dos cidadãos brasileiros com deficiência

O Senador Flávio Arns (Rede/PR) apresentou na terça-feira (12), no Senado Federal, o Projeto de Lei 1302 de 2019​ que isenta de pagar o imposto de renda as pessoas com deficiência aposentadas ou reformadas (no caso dos militares). O projeto atualiza a nomenclatura e adota a definição de pessoa com deficiência definida pela Convenção da Organização das Nações Unidas e não praticada pela Lei nº 7.713, que disciplina o imposto de renda.

A atual legislatura isenta do pagamento do imposto de renda apenas determinados grupos de pessoas, no caso de alienação mental, cegueira e paralisia irreversível incapacitante. Quando fala da pessoa com deficiência usa termos inadequados e não contempla todas as áreas de deficiência.

“O objetivo do projeto é evitar a exclusão que hoje a Lei nos traz, no momento que não beneficia as pessoas com deficiência em sua totalidade, já que elas, pelas suas condições, possuem despesas econômicas adicionais, como aquisição de órteses, medicações e ajudas técnicas voltadas para a locomoção e habitação”, explicou o senador.

Assim, por meio deste projeto, Flávio Arns busca duas correções na Lei: a da nomenclatura e a injustiça com um grupo de pessoas que apresentam deficiências das mais variadas espécies e não somente nas destacadas nos atuais dispositivos legais.​ 

Greicy Pessoa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.