Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O senador Flávio Arns (Rede/PR) apresentou Projeto de Lei nº 357/2020 no Senado Federal que prevê as atividades de Apoiador Laboral com o objetivo de garantir às Pessoas com Deficiência (PcD) o direito a apoio profissional durante o processo de adaptação ao trabalho, contribuindo para uma maior autonomia, emancipação e inclusão social.

Pelo projeto de Arns, caberá ao Apoiador Laboral de Pessoas com Deficiência a função de, quando necessário, orientar esses novos profissionais em seu itinerário, colaborar para a adaptação deles às estruturas físicas das empresas e ao relacionamento sadio com os colegas de trabalho.

O parlamentar explica que não se trata de uma presença por prazo indefinido, que gere dependência. “O objetivo, em última instância, é o alcance da autonomia da Pessoa com Deficiência dentro do ambiente laboral. Vale destacar que no ambiente escolar a presença do apoiador já é bem conhecida”.

Para evitar encargos à inciativa privada, o Projeto de Lei proposto pelo parlamentar permite que as funções de Apoiador Laboral, a critério das empresas, possam ser absorvidas por funcionário já existente nos quadros da organização, sendo, pois, dispensável a necessidade de realizar contratações adicionais especificamente para essa finalidade.

“O nosso objetivo não é gerar custos financeiros a mais, pois estamos cientes das elevadas taxas de obrigações, encargos e impostos das empresas. Por outro lado, temos certeza que a presença dos apoiadores vai melhorar o desempenho e o resultado do trabalho das Pessoas com Deficiência em benefício dos empregadores e dos empregados. Não se trata de uma regulamentação da profissão de “Apoiador”, mas, sim, da afirmação dos direitos dos trabalhadores com deficiência ao apoio especializado”, finaliza o senador Flávio Arns.

Greicy Pessoa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.