Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) apresentou ontem (25), proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 61/2015 que altera o artigo 166 da Constituição Federal, para autorizar a apresentação de emendas ao projeto de lei do orçamento anual diretamente ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Pela PEC, as emendas apresentadas por deputados e senadores poderão ser destinadas e repassadas diretamente ao FPM dos municípios que se quer beneficiados. “É uma forma de aprimorarmos e desburocratizarmos a execução das emendas parlamentares”, comenta a senadora. “Com a alocação direta de recursos aos fundos de participação haverá maior agilidade na transferência de recursos, o que geraria economia para a União, além de maior autonomia para Estados e Municípios, sem prejuízo da fiscalização.”

Para a senadora, essa medida evitará que os entes federativos tenham que apresentar projetos, que a União tenha que analisar os mesmos projetos e celebrar convênios, que muitas vezes demoram para ser formalizados e atrasam o repasse de recursos para o andamento.

“Desta forma, elimina-se a burocracia utilizada para a gestão dos convênios nos Estados, nos Municípios e na União”, comenta. “Assim, em vez de o Congresso votar o orçamento com valores alocados em projetos específicos para Estados e Municípios, os parlamentares teriam a competência de destinar os valores correspondentes aos já referidos fundos”, conclui.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Agência Senado
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.