Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O segundo debate promovido pelos senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Roberto Requião (PMDB-PR) para discutir a reforma da Previdência lotou o auditório da Unioeste, em Cascavel, na quinta-feira (02). O primeiro evento, realizado na segunda-feira de carnaval, em Francisco Beltrão, também foi sucesso de público.

A presença maciça da população demonstra a insegurança dos trabalhadores com as mudanças propostas pelo governo de Michel Temer. Os brasileiros estão assustados e têm motivos para isso, afinal, foi um longo percurso até que esses direitos fossem assegurados.

Em trâmite no Congresso, a proposta da Reforma da Previdência pretende unificar as regras dos regimes geral e próprio, alterando a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres e determinando os valores mínimo e máximo para o pagamento. As mudanças afetam trabalhadores do setor público e da iniciativa privada, prejudicando principalmente os mais pobres.

Para Gleisi, a seguridade social é uma das maiores conquistas que os brasileiros tiveram com a Constituição de 88 e agora está ameaçada. Segundo a senadora, as mulheres serão mais penalizadas com a reforma, pois geralmente recebem uma remuneração menor que a do homem para desempenhar a mesma função e, muitas vezes, não conseguem ter tempo de carteira assinada.  Além disso, fazem  dupla ou tripla jornada, com os trabalhos domésticos e o cuidado dos filhos.

No caso das trabalhadoras rurais a situação é ainda mais grave,  já que elas começam a trabalhar na roça muito cedo e só poderão se aposentar aos 65 anos.  “É uma crueldade o que este governo pretende fazer porque essa reforma vai penalizar  a população mais pobre do país. É  uma reforma contra os pobres.”

Segundo a senadora Gleisi, somente com a força das ruas e com as entidades mobilizadas  será possível combater esses retrocessos. “E nós estaremos  no Congresso para ser a voz a população. Temos que resistir para que nenhuma mudança seja feita.”

Hoje, a pessoa pode se aposentar proporcionalmente e consegue se aposentar de uma maneira integral, mesmo com menos idade, pois é considerado o tempo de contribuição. Com a PEC, o governo muda a regra: as mulheres precisarão ter 65 anos de idade e 30 anos de contribuição para se aposentar, mas sem o benefício previdenciário completo. Para a pessoa se aposentar integralmente, ela precisa contribuir por 49 anos. Isso vai prejudicar a população mais pobre, que precisa dessa assistência.

Requião também criticou as mudanças propostas pelo governo Temer. “As pessoas contribuirão a vida inteira e vão morrer antes de se aposentar. Não podemos aceitar essa supressão de  direitos", declarou.

Asimp/Senado

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.