Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “A sociedade brasileira tem o direito de decidir sobre os assuntos nacionais relevantes”, diz

A deputada Gleisi Hoffmann (PT/PR) está propondo a realização de referendo popular nas decisões de privatização de empresas públicas. A medida se justifica, segundo ela, diante da tentativa do atual governo de vender o patrimônio público a qualquer preço e de forma pouco transparente, geralmente pelo uso de brechas legais para alienar ativos da União sem os mecanismos usuais de controle.

Para Gleisi, a realização do referendo popular é uma excelente oportunidade para que se amplie a participação democrática do povo nessas decisões políticas, que geralmente envolvem dezenas de bilhões de reais e definem o futuro de gerações de brasileiros. “A sociedade brasileira tem o direito de exercer sua soberania popular e decidir diretamente sobre os assuntos nacionais relevantes”, diz.

De acordo com a proposta, o referendo também será convocado quando a alienação ou o negócio jurídico importar em perda relevante para a geração de receita operacional da empresa. Os procedimentos ficarão sustados até que o resultado nas urnas seja proclamado. Ou seja, a vontade popular será exercida antes da venda dos ativos. Em caso de resultado indicando recusa da privatização de determinada empresa, a alienação ou o negócio jurídico não serão realizados.

Gleisi lembra que desde a década de 1990, o tema da privatização ocupa a pauta política, gera conflitos sociais e desperta o interesse da sociedade. Nos últimos meses, porém, o assunto tem tomado outra dimensão. “A falta de transparência e de compromisso com o patrimônio do povo chegou ao cúmulo quando o atual governo abdicou de usar o procedimento licitatório em processos de desestatização. Esse modus operandi tende a produzir riscos à preservação do interesse público, sobretudo em questões estratégicas para os rumos do país, como na questão energética e na área financeira, dentre outras”, justifica. Para Gleisi, algo tão relevante para o futuro da sociedade deveria ser objeto de decisão direta do povo.

Pesquisas recentes mostram que a maioria do povo brasileiro não concorda com a atual agenda de privatização e que gostaria de participar das decisões sobre esse tema. “As pessoas estão descontentes com a política e demandam maior participação democrática nas decisões políticas relevantes. Essa dimensão é ainda mais impactante quando se considera a crise política vivida pelo país e a crise de representação que assola todo o sistema político brasileiro”, diz.

O projeto de Lei n. 5661/2019 foi apresentado à Mesa da Câmara nesta quarta-feira (23) e aguarda a tramitação na Casa.

Débora Matos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.