Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa afirmou ontem (11), no Palácio Iguaçu, que o governo estadual pagará na folha de janeiro o terço de férias aos servidores públicos estaduais, grande parte funcionários da educação que tradicionalmente tiram férias no final e começo do ano. A medida foi anunciada durante assinatura do decreto que concede reajuste salarial aos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas, de 10,67%, referente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) integral de 2015. O impacto do pagamento das férias aos cofres públicos será de R$ 128 milhões em 2016. 

Richa destacou ainda que o terço de férias será pago com a incorporação do reajuste de 10,67%. “Uma medida importante que mostra o comprometimento que nosso governo tem com a melhoria das condições dos servidores públicos estaduais, que são fundamentais para o bom funcionamento do Estado”, disse. 

O governador agradeceu o trabalho dos servidores estaduais e destacou a participação deles no ajuste fiscal. “Enquanto outros estados e a própria União encontram dificuldades financeiras para honrar compromissos, o Paraná consegue importantes avanços na valorização dos servidores graças ao ajuste fiscal que começou em 2014 e que contou com a colaboração do funcionalismo público e de toda a sociedade paranaense”, disse Beto Richa. 

A secretária de Estado da Administração, Dinorah Nogara, explicou que o terço de férias deverá ser pago para 117.304 servidores que estão em férias durante o mês de janeiro. Ela disse que, historicamente, esse período de começo de ano muitos servidores tiram férias e o governo tem um acordo para pagar o benefício na folha de janeiro. “Um pagamento importante que já vem reajustado com o aumento concedido pelo Estado. O ajuste fiscal implantado pelo Estado, que contou com a participação dos servidores, foi fundamental para que o governo chegasse nessa época com recursos para pagar todos os benefícios em dia, inclusive antecipar o décimo-terceiro”, afirmou. 

De acordo com a secretária da Educação, professora Ana Seres, professores tiram férias em janeiro, então são os maiores beneficiados de receberem os 10,67% já no terço de férias. “Os profissionais recebem não só o reajuste de 10,67%, mas também o proporcional ao terço de férias”, disse a secretária. 

Segundo a secretária, o Governo conseguiu corresponder às expectativas dos professores e profissionais da educação. “Isso é importante, e agradeço ao governador Beto Richa pelo empenho”, afirmou Ana Seres, ao lembrar que os profissionais da Educação já percebem que o governo honra seus compromissos. 

AUMENTO REAL - Desde 2011, Richa destacou que o Governo do Paraná ampliou o poder aquisitivo dos servidores com aumentos acima da inflação para quase todas as categorias do funcionalismo público, particularmente professores, policiais e profissionais da saúde. 

A valorização dos servidores não ficou apenas na questão salarial. Foram feitas grandes contratações, recuperando a defasagem de profissionais, particularmente em áreas de atendimento direto à população. Também foram adotados planos de carreira para diversas categorias, com ajustes em tabelas salariais, e criado o novo Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPPS). 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.