Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Governo Temer, o  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), juntamente com representantes das industrias de agrotóxicos, fazendeiros e grandes produtores elaboraram uma proposta de Medida Provisória (MP), pacote do veneno,  que altera a lei 7.802 de 1989 para permitir o uso de agrotóxicos proibidos nos EUA, UE , China e classificados como carcinogênicas, teratogênicos (malformação de fetos) e mutagênicos.

O Brasil já é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e cada brasileiro consome em média 5 litros de veneno por ano. É óbvio que os lucros dos produtores, do governo e das empresas a curto prazo não compensarão os prejuízos que o uso desses agrotóxicos trarão futuramente.

Os custos para os tratamentos de saúde, auxílios-doenças ou as aposentadorias por invalidez nunca compensarão todos esses riscos, pois se fossem seguros estariam liberados em outros países. Ministério público, Anvisa, entidades civis e religiosas, ruralistas  e consumidores devem unir forças para impedir essas mudanças que trarão prejuízos incalculáveis para a nação brasileira e ecossistemas.

Daniel Marques - historiador -  Virginópolis - MG - danielmarquesvgp@gmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.