Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Confederação Nacional da Indústria – CNI - promoveu nesta semana em Brasília, na quarta e quinta-feira, o Enai 2014 – Encontro Nacional da Indústria com a realização de diversos fóruns de debates, tendo a participação de 2 mil empresários do setor. Na abertura, dos 594 membros do Congresso (81 senadores e 513 deputados), apenas cinco parlamentares foram convidados, entre eles o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly.

Durante sua participação, Hauly destacou que o Brasil não pode mais adiar as reformas, sem as quais o setor produtivo tem sido penalizado pela falta de competitividade. “A carga tributária no Brasil é abusiva, e todo esse sistema é caótico. A minha sugestão é de que esse fórum da CNI seja permanente para que o setor industrial e outros possam, junto com o Congresso, fazer avançar as reformas para que o Brasil possa criar um ambiente favorável àqueles que produzem, pagam altos impostos, geram empregos e renda para o desenvolvimento do País”. 

No curto prazo, como economista e tributarista, Hauly alertou os industriais de que é preciso apertar os cintos, pois o País enfrenta um momento de extrema dificuldade no campo político e econômico. “A elevação dos juros, aumento dos combustíveis, da energia e outros que virão por aí, é a prova de que o Governo Dilma represou tudo até a eleição, e agora as comportas estão se abrindo para mostrar o Brasil real, muito diferente daquele da propaganda eleitoral”.

Trigo internacional

Recentemente Hauly também participou, em Foz do Iguaçu, do 21º Congresso Internacional do Trigo, promovido pela Abitrigo – Associação Brasileira da Indústria de Trigo, presidida pelo ex-embaixador Sérgio Amaral.  Na sua participação, Hauly fez a seguinte comparação: “A produção industrial do Brasil é 29,3% mais cara que China, 24,8% mais elevada do que na Rússia e 41,7% superior ao custo de produção do que na Índia. Como a nossa indústria pode competir com tamanha desvantagem?” – questionou. Para Hauly, sem as reformas para aliviar essa pesada carga tributária e fiscal, o setor produtivo brasileiro a cada ano irá perder  mais competitividade em relação aos ouros países concorrentes.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.