Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Crime de responsabilidade, se comprovado, pode fundamentar pedido de afastamento do presidente da República

A Procuradoria Geral da República solicitou provas das denúncias feitas pelo ex-ministro da justiça, Sérgio Moro, contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. A gravidade das denúncias pode levar a abertura de um processo de impeachment na avaliação do jurista Guilherme Gonçalves, do GSG Advocacia, especialista em Direito Público e Eleitoral. Entre as ilegalidades, o advogado ressalta que a publicação da exoneração do diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, em um documento cuja assinatura do ex-ministro foi colocada sem o consentimento dele, é gravíssima. Além disso, o jurista aponta uma série de fatos que, se comprovados, indicariam crimes de responsabilidade como advocacia administrativa, peculato, desvio de finalidade e até improbidade administrativa. “O presidente não pode interferir nas investigações da Polícia Federal. Se ele usar o cargo para interferência, isso indica crime de responsabilidade. Viola a essência do estado Democrático de Direito e o princípio da separação de poderes. Ambiente clássico que pode levar ao impeachment”, afirma Gonçalves.

As medidas adotadas até agora são um inquérito criminal aberto pela Procuradoria Geral da República (PGR) e no âmbito legislativo é possível que seja instituída uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Diante dos fatos, os parlamentares devem, ao menos, investigar o assunto através de uma CPI. Ainda é preciso lembrar que foram protocolados mais de 20 pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro, de modo que a Câmara Federal deve responder a eles”, avalia Gonçalves que explica que a lei 1.079/51 , embasa os crimes de responsabilidade  que podem levar ao impedimento do governante, principalmente se Moro confirmar que o presidente tentava usar cargo para impedir e interferir investigações da PF.

PGR trata Sérgio Moro como investigado

Ao desferir suas denúncias contra o presidente, o ex-ministro da justiça Sergio Moro, também tem responsabilidade para apresentar provas de todas as declarações que fez. “A PGR fez o que deveria fazer: abriu inquérito, rapidamente, com cautela para esclarecer os dois lados denunciados. Quando o Procurador Geral da República, Augusto Aras, abre o inquérito e pede que o ex-ministro apresente provas, ele o responsabiliza pelas denúncias, ou poderá ser Moro o investigado por denunciação caluniosa, o que o coloca também como investigado” avalia Guilherme Gonçalves. E nessa condição, inclusive, o ex-ministro Sérgio Moro, pode apresentar em sua defesa quaisquer tipos de provas, mesmo aquelas que possam ter sido obtidas fora da legalidade, chamadas provas ilícitas, porque o processo penal brasileiro admite que um acusado possa utilizar provas ilícitas para comprovar sua inocência.     

Ligia Gabrielli/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.