Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa esteve nesta quinta-feira (14) na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina - ExpoLondrina 2016 e reforçou o apoio do Estado ao agronegócio paranaense. “Este evento é a vitrine da pujança da agropecuária paranaense, que bate recordes de produção, garante milhares de empregos e gera renda em todas as regiões do Estado. Nada mais inteligente que apoiá-lo”, afirmou o governador. 

Richa comentou o resultado da pesquisa feita pelo Jornal Financial Times FDI Intelligence, mostrando que o Paraná tem a melhor estratégia para atração de investimentos da América do Sul. A pesquisa é considerada uma das mais importantes publicações sobre investimento direto no mundo. “O trabalho do Financial Times se soma a outros trabalhos e pesquisas que atestam o bom desempenho do Paraná. O IBGE já havia mostrado que o Estado conquistou a posição de quarta maior economia do País, o jornal The Economist atestou que passamos de quinto para o segundo posição de estado mais competitivo do Brasil”, disse Richa. 

O programa Paraná Competitivo, o diálogo com investidores, a segurança jurídica e os investimentos em infraestrutura são os fatores que, segundo o governador, garantem a posição alcançada pelo Paraná no trabalho assinado pelo Financial Times. “O resultado dessa pesquisa é mais uma premiação ao Estado, porque o ano passado foi muito difícil, fizemos o ajuste fiscal, tomamos medidas para proteger o Paraná da crise nacional. Hoje, enquanto a maioria dos estados tem dificuldade até para pagar seus servidores, nós honramos os compromissos e voltamos a investir”, disse Richa. 

PRESENÇA DO GOVERNO – O governador percorreu a ExpoLondrina, junto com o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Moacir Sgarioni, e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 

O Governo do Paraná participa da exposição com um conjunto de secretarias e órgãos, desde a pesquisa e fomento até palestra e debates de temas de interesse do setor. “Esse é um grande ambiente para discussão de temas da agropecuária, pois recebe produtores da região e de todo o Estado”, disse o secretário Ortigara 

A agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participa, junto com a Fomento Paraná. Em seis dias de feira, o BRDE liberou R$ 9,1 milhões para empresas da Região Norte do Paraná, para financiamento de cinco projetos nas áreas de saúde, gastronomia, geração de energia, comércio e tecnologia. Em 2015, mais de 200 empresários, agricultores e pecuaristas visitaram o estande do banco no evento. 

Durante a feira, o Instituto Emater lançou o 14º Concurso Café Qualidade Paraná. O projeto foi coordenado em 11 municípios do Norte Pioneiro, que formaram 11 grupos de mulheres e que hoje envolve 163 mulheres cafeicultoras. As produtoras são auxiliadas com assistência técnica em todas as etapas de produção, desde o plantio, colheita, secagem e comercialização. 

Uma das principais atrações do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na ExpoLondrina é a apresentação de um lote de bovinos Purunã. A raça vem ganhando notoriedade entre os pecuaristas e já ultrapassou as fronteiras do Paraná, com criadores no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e até no Amazonas. Genuinamente paranaense, Purunã é resultado de mais de 30 anos de estudos e cruzamentos envolvendo as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim, realizados na Estação Experimental Fazenda-Modelo, mantida pelo Iapar em Ponta Grossa. 

SANEPAR - O estande da Sanepar na Expolondrina 2016 mostra ao público como o imóvel deve ser interligado à rede de esgoto e à galeria de águas pluviais. No estande da empresa há um simulador com tubulações em tamanho real, sob um piso de vidro, onde as pessoas podem visualizar a interligação correta. 

A FEIRA – A ExpoLondrina, que prossegue até domingo (17), é considerada um dos maiores do setor de agronegócios do Brasil e deve receber cerca de 500 mil visitantes. A Sociedade Rural do Paraná é responsável pela feira, que reúne empresas e produtores e expõe a excelência genética da pecuária, as novas tecnologias em máquinas e equipamentos, implementos agrícolas, setor automotivo, laboratório e indústria farmacêutica, instituições bancárias, telecomunicação, energia, informática, indústria do vestuário e acessórios, instituições governamentais e educacionais. 

Em 2015, a feira recebeu 562 mil visitantes, com a presença de 11 mil produtores rurais e perto de 3 mil expositores. Foram mais de 230 mil negócios financiados ou prospectados durante a exposição, resultando numa movimentação financeira de R$ 428 milhões, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Rural do Paraná. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.