Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Alguns prefeitos e prefeitas que tiveram bom desempenho na pandemia foram reeleitos, e os partidos tradicionais voltaram à cena”, disse Denise Paiva, da Universidade Federal de Goiás

No número geral de prefeitos eleitos no domingo (15) – contando todas as cidades, não só as capitais –, MDB (774), PP (682) e PSD (650) ocupam as três primeiras posições. A seguir vêm PSDB (512) e Democratas (459).

A cientista política Denise Paiva, da Universidade Federal de Goiás (UFG), destacou a manutenção da liderança do MDB na disputa municipal, assim como o crescimento do Democratas, que, segundo ela, voltou a ocupar o espaço que tinha há alguns anos. A professora também salientou o fato de o Psol ter passado para o segundo turno em duas capitais (Belém e São Paulo).

 “Se, por um lado, em 2018, a gente teve uma ênfase nos candidatos da 'antipolítica', ou um ativo de alguns candidatos serem ou se autodenominarem outsiders, neste ano o eleitor votou de forma mais pragmática”, comentou. “Alguns prefeitos e prefeitas que tiveram bom desempenho na pandemia foram reeleitos, e os partidos tradicionais voltaram à cena”.

Capitais

Sete capitais já sabem quem assume a prefeitura em 2021. Em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Natal, Palmas e Campo Grande, a eleição foi decidida em turno único. Nas outras 18 capitais, a disputa continua até o dia 29 de novembro. Brasília não tem eleição municipal, e Macapá teve a votação adiada por causa dos problemas no abastecimento de energia elétrica.

Confira as capitais onde os prefeitos já foram escolhidos:

Belo Horizonte: Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito.

Campo Grande: Marquinhos Trad (PSD) foi reeleito.

Curitiba: Rafael Greca (DEM) foi reeleito.

Florianópolis: Gean Loureiro (DEM) foi reeleito.

Natal: Álvaro Dias (PSDB) foi reeleito.

Palmas: Cinthia Ribeiro (PSDB) foi reeleita. A capital do Tocantins era a única do País com menos de 200 mil eleitores – e, por isso, não poderia ter segundo turno.

Salvador: Bruno Reis (DEM) foi eleito em primeiro turno com cerca de 64% dos votos.

Onde haverá segundo turno:

Aracaju: Edvaldo Nogueira (PDT) x Danielle Garcia (Cidadania).

Belém: Edmilson Rodrigues (Psol) x Delegado Eguchi (Patriota).

Boa Vista: Arthur Henrique (MDB) x Ottaci (Solidariedade).

Cuiabá: Emanuel Pinheiro (MDB) x Abílio Júnior (Podemos).

Fortaleza: Sarto Nogueira (PDT) x Capitão Wagner (Pros).

Goiânia: Maguito Vilela (MDB) x Vanderlan Cardoso (PSD).

João Pessoa: Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB).

Maceió: Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) x JHC (PSB).

Manaus: Amazonino Mendes (Podemos) x David Almeida (Avante).

Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB) x Manuela d'Ávila (PCdoB).

Porto Velho: Hildon Chaves (PSDB) x Cristiane Lopes (PP).

Recife: João Campos (PSB) x Marília Arraes (PT).

Rio Branco: Socorro Neri (PSB) x Tião Bocalom (PP).

Rio de Janeiro: Eduardo Paes (DEM) x Marcelo Crivella (Republicanos).

São Luís: Eduardo Braide (Podemos) x Duarte Júnior (Republicanos).

São Paulo: Bruno Covas (PSDB) x Guilherme Boulos (Psol).

Teresina: Dr. Pessoa (MDB) x Kleber Montezuma (PSDB).

Vitória: Delegado Pazolini (Republicanos) x João Coser (PT).

Abstenção

Por causa da pandemia de Covid-19, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Roberto Barroso, previa uma abstenção de 30 a 35% do eleitorado. A porcentagem final de pessoas que não compareceram às urnas, no entanto, foi de pouco mais de 23%. Em 2018, o índice foi de 20,32%.

Problemas de tecnologia afetaram o dia de votação. O aplicativo e-título, criado para substituir o título em papel e também para ser uma ferramenta de justificativa da ausência às urnas, ficou instável durante todo o domingo de eleição. Houve tentativas de ataques cibernéticos ao sistema do TSE. E um defeito técnico na totalização dos votos fez com que a apuração atrasasse mais de três horas em relação às eleições de 2018.

Luiz Roberto Barroso afirmou que, mesmo com o atraso, “não houve qualquer risco para a integridade do sistema e para a fidedignidade dos resultados”.

Apesar dos problemas tecnológicos, o primeiro turno das eleições municipais foi considerado calmo. Menos de 1% das urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, e não houve necessidade de utilizar cédulas de papel. A maioria das ocorrências policiais foi provocada por boca de urna, compra de votos, propaganda e transporte de eleitores.

Agência Câmara de Notícias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.