Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O vice-líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, disse, na sessão plenária de ontem (14/6), que a aprovação da proposta que acaba com o foro privilegiado para mais de 50 mil autoridades significaria a promoção de uma grande limpeza na política brasileira: “Com o fim do foro, em dois anos, não teríamos mais nenhum político investigado, porque todos seriam condenados ou absolvidos na primeira e segunda instâncias. E os condenados, pela lei da ficha limpa, não poderiam mais ser candidatos. Isso promoveria uma dedetização na política, e o STF poderia se dedicar a questões constitucionais”.

O senador fez a declaração em aparte ao pronunciamento do líder do partido, senador Alvaro Dias, autor da PEC do fim do foro. Oriovisto destacou que acabar com o privilégio das autoridades e dos políticos que são julgados pelos tribunais superiores vai garantir a independência dos poderes: “Hoje há um conluio que paira no ar entre parlamentares e o STF, já que os nomes dos ministros são aprovados pelo Senado e os políticos acusados são julgados por esses ministros. A boa relação deve continuar, mas com independência de poderes. E isso só vai acontecer quando o foro acabar. Mas, como a pauta ética foi abandonada, é preciso que o eleitor acorde e não eleja mais quem defende a impunidade”

Veja o vídeo do pronunciamento: https://www.youtube.com/watch?v=s4mRhl1UQ_U

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.