Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em pronunciamento na sexta-feira (27), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou as primeiras medidas econômicas anunciadas pelo presidente interino, Michel Temer. Para ela, suspender todas as contratações previstas no programa Minha Casa Minha Vida é um grave erro, pois essa política pública movimenta a economia e gera empregos em todas as cidades do país.

Gleisi avalia que o viés das primeiras ações do governo interino indicam claramente uma opção para que os pobres paguem exclusivamente a conta da crise. Ela criticou também a intenção do governo de fazer com que o BNDES devolva R$ 100 bilhões aos cofres da União.

A senadora lembrou o papel de fomento que o banco desempenha na economia nacional, como financiamento de projetos de empresas pequenas, médias e grandes. Ela entende também que a medida, que prevê o acesso a esses recursos antes do balanço anual da instituição e o respectivo pagamento dos dividendos, contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

- Isto sim é uma pedalada, caracteriza uma operação de crédito, porque é um adiantamento de receitas.

Ela também criticou a desvinculação do reajuste do salário mínimo dos benefícios previdenciários. A senadora entende que as regras atuais protegem milhões de famílias da miséria e têm um impacto positivo na microeconomia. A limitação das despesas orçamentárias à variação inflacionária foi outra medida criticada pela senadora.

- Isso até parece bom e equilibrado, mas não é. A Constituição determina que saúde, educação e assistência social são prioridades, e devem ter um percentual mínimo válido também para estados e municípios. Ou seja, essas áreas, as mais importantes para os pobres, na prática serão as grandes prejudicadas.

Ela também considerou uma "irresponsabilidade fiscal" a meta de déficit de R$ 170,5 bilhões nas contas públicas para 2016, voltando a afirmar que servirá para pagar a "conta das negociações políticas envolvendo o impeachment de Dilma".

(Agência Senado)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.