Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Senadores e deputados lançaram, na terça-feira (3), uma frente parlamentar mista em apoio à prisão após condenação em segunda instância. O grupo de mais de 200 parlamentares quer pressionar a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 166/2018 e da PEC 199/2019. O PLS modifica o Código de Processo Penal (CPP) e a PEC altera os artigos 102 e 105 da Constituição para acabar com os recursos especiais e extraordinários que hoje são apresentados ao STJ e ao STF.

“A luta da prisão em segunda instância não é só de um grupo de senadores ou de deputados. A luta é da nação brasileira. Queremos a tramitação das duas matérias, uma não exclui a outra. Na verdade, a PEC da Câmara e o Projeto de Lei do Senado são garantias importantes para trazer segurança jurídica e encerrar possíveis discussões sobre o assunto”, afirmou o senador Oriovisto, um dos criadores da Frente.

O senador Alvaro Dias (PODE-PR) foi indicado para ser o presidente da Frente e se mostrou preocupado com as consequências da demora na tramitação dos projetos. “Estamos atrasados. Há anos esse embate é travado no Supremo Tribunal Federal. A consequência é dramática e provoca grande indignação no país”, afirmou Alvaro.

E a vice-presidência ficou com o deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS). “Por maioria apertada, o plenário do Supremo, recentemente, tomou uma decisão diferente da tomada no mesmo STF há três anos e, além de promover a insegurança jurídica no país, acabou também causando enorme insegurança pública”, destacou o parlamentar.

O objetivo do grupo é ter a aprovação de pelo menos um dos projetos ainda neste ano e não deixar mais qualquer dúvida quanto ao entendimento constitucional sobre a prisão após a segunda instância.

Durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista, o Instituto Mude, de Curitiba, apresentou um relatório com R$ 1,8 milhão de assinaturas em reivindicação à prisão após condenação em segunda instância. “Tivemos o apoio de muitos outros movimentos para chegarmos nesse número. Representamos uma expressiva parcela da população e queremos dizer que não aceitamos a lentidão nesse processo”, defendeu Fábio Oliveira, líder do Instituto em Movimento (Mude).

“Temos que aprovar o fim da impunidade, para isso a volta da prisão em segunda instância é primordial. Não desistam dessa luta”, conclamou o senador Oriovisto Guimarães.

Sobre os projetos

A PEC 199/2019 precisa ser aprovada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, por três quintos dos deputados (308) e dos senadores (49). E o PLS 166/2018 necessita apenas de aprovação da maioria simples nos plenários da Câmara e do Senado.

Ascom/Senador Oriovisto Guimarães

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.