Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Partidos da base aliada do governo e da oposição fizeram questão de participar, na manhã desta terça-feira (8), do processo que elegeu, por aclamação, a senadora Gleisi Hoffmann como nova presidenta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A eleição de Gleisi tem vários significados: o princípio de proporcionalidade partidária foi seguido e ela será a primeira mulher a presidir os trabalhos dessa comissão permanente, que configura, junto com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes comissões do Senado Federal.

O líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PT-PA), ao encaminhar a indicação de Gleisi para a presidência, destacou ser ela um dos melhores quadros do Partido dos Trabalhadores. “Ela tem experiência na lida política, competência no trato das questões de mérito na CAE e experiência na gestão pública, até porque foi ministra chefe da Casa Civil”, destacou. Paulo Rocha citou ainda a importância de a proporcionalidade partidária ter sido respeitada e reforçou que a aclamação de Gleisi é, também, uma homenagem às mulheres justamente por coincidir com o Dia Internacional da Mulher.

O líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), elogiou a indicação de Gleisi para a presidência da CAE e disse ter certeza de que ela dará contribuições importantes para o País. “Tenho certeza que ela será um ponto de construção de unidade, de consenso. O momento que o Brasil vive hoje, é um momento em que precisamos cada vez mais construir pontes e não destruí-las. Tenho certeza que Gleisi Hoffmann vai trabalhar nesse sentido”, afirmou.

Humberto externou seu reconhecimento aos senadores Eunício Oliveira (líder do PMDB) e a Romero Jucá (PMDB-RR), e aos senadores da oposição, que contribuíram para que o Regimento Interno do Senado fosse cumprido, já que após a vacância da presidência, surgiram alguns comentários de que outro parlamentar que não fosse do PT poderia pleitear a presidência da CAE. Mas isso foi superado.

Já o líder do Governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), elogiou a condução dos trabalhos pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB) nos últimos meses e também destacou como os líderes partidários conduziram o processo de eleição, respeitando o princípio da proporcionalidade. “Isso dá tranquilidade ao funcionamento das mais diferentes comissões. A aclamação é o símbolo desse processo e a senadora Gleisi tem uma postura ideal para conduzir esse processo”, afirmou.

O primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), considerou a aclamação do nome de Gleisi como um gesto simbólico para o momento pelo qual passa o Senado. “Esse gesto de alguma maneira traz luz a um ambiente tão ruim que nós atravessamos, de que é possível, sim, sentarmos todos no mesmo plenário e estarmos juntos numa votação por aclamação, como disse o senador Agripino Maia (DEM-RN). Isso não acontece por acaso”, afirmou Jorge.

Para ele, o resultado na CAE é animador, porque dá um pouco mais de esperança e fé para dissipar o clima tenso entre a base de governo e os partidos de oposição, porque demonstra ao País que o confronto não é o melhor caminho. “A busca do entendimento é o melhor caminho para encontrar em todos o que temos de melhor, essa é a melhor saída. O Brasil espera, quer e precisa de cada um de nós o que temos de melhor e não o de pior. E hoje esse plenário está emprestando ao País, ao Senado, o que ele tem de melhor”, enfatizou.

A senadora Gleisi, já eleita por aclamação, agradeceu a indicação feita pela bancada do PT no Senado e disse que será um desafio presidir a comissão que tem relevância para o desenvolvimento do País. “Todos aqui conhecem minha posição em relação ao governo e aos principais temas de debate do País, mas quero afirmar meu compromisso de que sempre defenderei o governo fora da comissão. Aqui vou agir para que os projetos sejam apreciados independente da minha base do governo. Pretendo atuar como mediadora para que a comissão continue trabalhando de forma profícua em defesa do País”, afirmou.

Gleisi disse estar honrada por ter sido eleita a primeira mulher a presidir a Comissão de Assuntos Econômicos. “Queria agradecer a presença das mulheres e, inclusive, de minha mãe [Getúlia Agueda Hoffmann]. Dedico às mulheres hoje a minha eleição. Temos uma caminhada de conquistas”, finalizou. Vários senadores desejaram a Gleisi sucesso pelo novo desafio, como Tasso Jereissati (PSDB-CE), Fernando Bezerra (PSB-PE), Agripino Maia (DEM-RN), Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Donizeti Nogueira (PT-TO). As senadoras Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) e Lídice da Mata (PSB-BA) também manifestaram sobre a importância de uma mulher, pela primeira vez, assumir a presidência da CAE. Ela substitui o senador Delcídio do Amaral (MS).

Débora Matos/Asimp

#JornalUnião

Fotos: Alessandro Dantas

A senadora Gleisi e sua mãe Getúlia Agueda Hoffmann - Foto: Alessandro Dantas

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.