Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente também defendeu o envolvimento da comunidade internacional na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como compromisso da humanidade

Em sua principal intervenção na Cúpula do G20, ontem (5), em Hangzhou, na China, o presidente Michel Temer reafirmou a responsabilidade do grupo em conduzir o desenvolvimento “verdadeiramente” sustentável. Temer expressou apoio à presidência chinesa no organismo internacional por trazer esse tema para o centro dos trabalhos.

“O desenvolvimento verdadeiramente sustentável deve integrar, de forma consistente, as vertentes econômica, social e ambiental de nossas políticas”, disse. E defendeu o envolvimento sem precedentes de toda comunidade internacional na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030, como um verdadeiro compromisso da humanidade. “O G20 não pode falhar; porque, se falhar, nossas sociedades enfrentarão as consequências”, completou.

Frisando a necessidade da correlação entre o desenvolvimento econômico e o social, Temer falou sobre a necessidade de os líderes globais agirem no sentido de criar empregos e promover o trabalho decente. “É nosso dever moral assegurar que todos, em cada país, possam desfrutar dos benefícios do crescimento econômico – e possam fazê-lo sem comprometer as condições de vida no planeta.”

E disse que a criação de empregos é uma das principais preocupações do governo brasileiro. “Estamos reordenando nossa economia para criar as condições para a geração de empregos de qualidade. Empregos que dignifiquem nossos cidadãos e lhes assegurem melhor qualidade de vida.”

Segurança alimentar

A segurança alimentar é também uma das preocupações da Agenda 2030, lembrou o presidente. Relacionado a isso, o Brasil tem defendido a importância de um sistema de comércio internacional mais aberto e menos discriminatório para os países em desenvolvimento, que dependem muito das exportações agrícolas. Essa pauta esteve presente nos compromissos brasileiros durante a Cúpula em Hangzhou.

“Nossas ações para promover a industrialização da África e de países de menor desenvolvimento relativo, ajudarão na redução das disparidades dentro dos países e entre eles”, defendeu.

Meio ambiente

Ao ressaltar o pilar ambiental do desenvolvimento sustentável, o presidente fez referência ao Acordo de Paris – que combate o aquecimento global – como exemplo de atuação conjunta internacional. E anunciou que o Congresso brasileiro já aprovou Acordo. “Em poucas semanas, terei a honra de depositar, nas Nações Unidas, a carta de ratificação”, declarou.

Fonte: Portal Planalto

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.